Portal da Cidade Umuarama

CERVEJA

Umuaramenses criam associação de cervejeiros artesanais

Produtores de cervejas apostam no projeto para incentivar a cultura cervejeira no município

Postado em 19/09/2018 às 15:10 |

Os cervejeiros produzem sua própria cerveja, engarrafa e cria um rótulo personalizado (Foto: Portal da Cidade Umuarama )

Um grupo de amigos de apaixonados por cerveja resolveram se organizar e criaram a primeira Associação de Cervejeiros Artesanais de Umuarama (CONCERVA). A Concerva foi aprovada oficialmente como associação nesta terça-feira (18), mas os produtores de cerveja local já tinham um projeto se organizarem há meses.

Os cervejeiros se conheceram em um grupo no WhatsApp que reunia amantes e simpatizantes de cerveja e trocavam informações sobre o assunto. Aos poucos outros com o mesmo hobby começaram a participar dos encontros, alguns já produziam a própria cerveja, outros simpatizavam ou buscavam mais informações para começarem a produzir. 

Jaibson Rodrigues Agostinho / Presidente da Concerva / Umuarama

Compartilhar Ideias

“Começamos com poucos participantes, nós nos reuníamos para provar as cervejas e trocar experiências sobre a produção e aos poucos mais fabricantes artesanais ficaram sabendo e queriam participar”

Jaibson Rodrigues Agostinho / Presidente da Concerva / Umuarama

Jaibson, que é corretor de seguros, explica que o principal objetivo incentivar e aumentar a produção de cervejas artesanais na cidade, além de trazer mais conhecimentos e vantagens aos associados. “A criação de uma associação facilita a promoção de cursos e a participação em eventos”.

Cultura Cervejeira

Cada dia mais pessoas têm interesse em consumir ou produzir a própria cerveja. O associado, Jorge Rogoni Junior, acredita que existem mais pessoas que façam cerveja artesanal em Umuarama. “Muitos não sabem da existência do grupo, por exemplo, eu estava no mercado na sessão onde ficam as cervejas artesanais, um senhor me abordou, perguntou se eu fazia cerveja e me disse que havia adquirido um kit para começar a produzir”, conta.

Infinidade de sabores e combinações

O processo de produção de cerveja deve incluir três ingredientes básicos: malte, lúpulo e água. Essa regra é descrita na Reinheitsgebot (Lei de Pureza da Cerveja), considerada a primeira lei alimentar. 


O produtores criam os próprios rótulos com nomes criativos e únicos

Existem diversos tipos, os mais conhecidos são as Lager e Ale e algumas receitas permitem o uso outros cereais, como trigo e arroz, e podem incluir diferentes ingredientes para reproduzir sabores como café, mel, rapadura, limão e outros. 

 “A cerveja artesanal é especial porque podem ser feitas infinitas combinações de sabores, dos mais tradicionais aos mais exóticos, então ao tomar, a pessoa não estará tomando uma bebida qualquer, assim como o vinho, existem diversos alimentos também que podem ser combinados com cada tipo de cerveja”, explica Guilherme Horst, cervejeiro e tecnólogo em alimentos. 

São 16 associados inscritos mas eles esperam que o número aumente com a formalização 

Fonte:

Deixe seu comentário