Portal da Cidade Umuarama

Vergonha

E a educação? Turistas deixam um rastro de sujeira nas prainhas de Porto Camargo

Banhistas se esquecem que as prainhas estão em uma unidade de preservação ambiental, no caso o Parque Nacional de Ilha Grande

Publicado em 28/02/2020 às 02:07

Lixo acumulado em apenas um dia do feriado de Carnaval nas prainhas de Porto Camargo (Foto: Divulgação)

Como o mar está longe de Umuarama e municípios da região, a opção de lazer aquático é as prainhas de Porto Camargo, em Icaraíma (a 69 quilômetros da Capital da Amizade). Nos fins de semana, elas ficam cheias de banhistas, que vão até o local em busca de refresco e claro, de muita diversão. Entretanto, muitos frequentadores acabam deixando lixo para trás, prejudicando a limpeza da área e, principalmente, a própria natureza.

“Os turistas se esquecem de que a área pertence a uma unidade de preservação ambiental, que é o Parque Nacional de Ilha Grande, e o uso das prainhas só é feito a partir de regras estipuladas pelo Instituto Chico Mendes [ICMBio] e que tem por intuito a manutenção da natureza do local em seu perfeito estado”, disse o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Icaraíma, Idemar Gregório Monteiro.

É proibido levar para as prainhas bebidas em recipientes de vidro, cães, canudos de plástico, carvão, churrasqueiras e manter o som alto no local, atitudes que infelizmente são as mais praticadas pelos turistas. “Já tivemos pessoas que se queimaram com carvão enterrado, e até se machucou com ossos e cacos de vidro. Há placas em Porto Camargo informando sobre o que é proibido nas prainhas”, destacou o secretário.

Luís Eduardo Tinoco, analista ambiental do ICMBio, disse que algumas denúncias sobre o descaso dos turistas com o local já foram recebidas e que fiscalizações são efetuadas no local e o infrator é passivo de ser autuado com base na legislação de proteção ambiental. “Todos que utilizam o local, particulares ou membros da Associação de Operadores de Turismo [AOT], devem respeitar as regras, e em caso de descumprimento podem ser penalizados criminalmente”, informou.

O ICMBio está procurando a melhor forma de conscientizar os usuários da prainha e de encontrar uma solução para o problema, já que o turismo é a principal fonte de renda para os trabalhadores registrados na AOT e caso o desrespeito se agrave, a permanência nas prainhas pode até ser proibida. “Estamos pedindo que o turista se conscientize, que leve um lanche, bebida em lata, e que retorne com seu lixo para Porto Camargo, onde há vários pontos de coleta”, pediu o secretário municipal.

No último feriado de Carnaval os turistas deixaram muito lixo nas prainhas de Porto Camargo

Fonte:

Deixe seu comentário