Portal da Cidade Umuarama

VOOS REGIONAIS

Aeroporto de Umuarama também deverá receber linha comercial

Durante a inauguração do Aeroporto de Pato Branco, o governador Ratinho Junior falou sobre os incentivos do governo

Publicado em 11/01/2019 às 03:05
Atualizado em

O aeroporto de Pato Branco recebeu o primeiro voo da empresa Azul Linhas Aéreas (Foto: AEN)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quinta-feira (10) o Aeroporto Municipal Juvenal Loureiro Cardoso, de Pato Branco, Sudoeste do Paraná. A data marcou também a chegada do primeiro voo da empresa Azul Linhas Aéreas, partindo de Curitiba, que fará operações semanais atendendo o Sudoeste paranaense e o Noroeste de Santa Catarina.

O governador acompanhou o batismo da primeira aeronave da Azul a pousar no aeroporto, recepcionou os passageiros e cumprimentou os tripulantes. O Governo do Estado investiu R$ 2,87 milhões na pavimentação asfáltica, recapeamento e sinalização horizontal da pista de pouso, área de escape, pátio de manobras e pista de taxiamento. O Estado também ofereceu incentivos fiscais para a operação da Azul no município.

O primeiro aeroporto beneficiado com o programa de incentivos foi o de Ponta Grossa (Campos Gerais), onde a Azul começou a operar em outubro de 2016. Além de Pato Branco e Toledo, também está na rota o Aeroporto de Umuarama.

Umuarama

Em Umuarama, o as obras de ampliação e modernização do Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho estão na reta final e a expectativa é de que seja inaugurado em breve. A pista de pousos e decolagens já recebeu recapeamento com uma grossa camada asfáltica. 

O projeto envolve ampliação da pista, reperfilamento e correção de trechos deteriorados, alargamento das faixas laterais e ampliação da área de manobra das aeronaves, além de relocação da bomba de combustível e construção de via para acesso rápido do caminhão de combate a incêndios.

Pato Branco

Ratinho Junior afirmou que o aeroporto e a nova linha comercial serão importantes indutores econômico do Sudoeste. “Uma linha aérea ajuda na parte de negócios e abre a possibilidade de mais empresas virem para cá”, disse ele. “Nenhum país do mundo consegue se desenvolver sem infraestrutura. Precisamos de boas rodovias, ferrovias e aeroportos regionais. É assim que o Brasil deve caminhar. Precisamos fortalecer os aeroportos e voos regionais”, afirmou.

De acordo com a Azul, as saídas da capital serão às 13h30, com chegada em Pato Branco às 14h50. Na volta, os voos para Curitiba partem às 16h20, com previsão de chegada ao Aeroporto Afonso Pena às 17h40.

A nova rota da Azul vai atender toda a região Sudoeste. Neste mês, está programado um voo semanal da companhia às quintas-feiras. Com capacidade para 70 passageiros, os primeiros voos da aeronave ATR-72 já estão lotados. A expectativa da Azul é, a partir de 5 de abril, ampliar a malha local, adicionando mais quatro voos entre Curitiba e Pato Branco, por semana. A ampliação de voos está atrelada à completa certificação do aeroporto pelas autoridades aeronáuticas.

Toledo

O Aeroporto Luiz Dalcanale Filho, de Toledo, no oeste do Paraná, começou a operar uma linha da Azul na quarta-feira (9), inicialmente com um voo semanal para Curitiba.


Fonte:

Deixe seu comentário