Portal da Cidade Umuarama

Dengue

Vistoria não encontra focos do mosquito Aedes aegypti no cemitério de Umuarama

A ação faz parte da Semana de Combate à Dengue, que culminará com o ‘Dia D’ no próximo sábado (27) na Praça Arthur Thomas

Publicado em 26/11/2021 às 11:36
Atualizado em

Embora os agentes tenham eliminado oito depósitos de água parada, nenhum foco com larvas do mosquito foi encontrado (Foto: Assessoria)

Os agentes de combate a endemias (ACE) do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental realizaram uma vistoria no Cemitério Municipal de Umuarama, na tarde desta quinta-feira (25) em busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A ação faz parte da Semana de Combate à Dengue, que culminará com o ‘Dia D’ no próximo sábado (27) na Praça Arthur Thomas. Embora os agentes tenham eliminado oito depósitos de água parada, nenhum foco com larvas do mosquito foi encontrado.

Esse é um bom indicativo, segundo o chefe da Vigilância Ambiental, Carlos Roberto da Silva. “É o resultado de uma ação mais constante, que ajuda a evitar a proliferação do mosquito. Estivemos no cemitério antes do Dia de Finados e eliminamos vários focos. Agora ainda tinha água parada em alguns vasos, mas nenhum foco do mosquito foi encontrado”, apontou. “As pessoas devem se preocupar com a limpeza e evitar vasos sem saída d’água. O ideal é enchê-los com areia”, recomendou.

Também houve, na parte da manhã, atividade na UBS do Jardim Panorama, com recreação para crianças e demais usuários – tapete interativo da dengue e distribuição de pipoca e algodão-doce –, além de panfletagem no entorno da unidade. Nesta sexta-feira, 26, a ação será para o público da UBS Posto Central (ao lado do Pronto Atendimento), às 8h30.

Às 14h haverá capacitação para os agentes de endemias, visando a melhoria da qualidade do trabalho de campo, alongamento com a equipe da Smel e palestra sobre ética, conduta e importância da lei 018/92 para o servidor público, com a assistente administrativo e bacharel em Direito Juvani Cirino Gonçalves.

DIA D

Sábado (27) a partir das 8h30, na Praça Arthur Tomas, haverá exposição de fotos das vistorias realizadas com auxílio de drone, demonstração de voo, exposição do “Projeto Orquídeas”, tenda de prevenção da dengue com microscópio e informações, moldura para fotos com os temas Aedes aegypti e #denguenão, tapete interativo da dengue, banner e decoração da praça com balões em preto e branco, parceria com Smel para recreação com as crianças e a comunidade idosa com atividades recreativas, alongamento, jogos e entretenimento (cama elástica, algodão-doce, pintura e atividades diversas).

Fonte:

Deixe seu comentário