Portal da Cidade Umuarama

Infração sanitária

Vigilância Sanitária interdita maionese Fugini em estabelecimentos de Umuarama

Todo estoque deve ser recolhido e deve ficar armazenado no próprio estabelecimento comercial, sob a guarda da empresa

Publicado em 31/03/2023 às 18:15

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo (Foto: Reprodução/assessoria)

A Vigilância Sanitária de Umuarama tem acompanhado as notícias sobre a fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre os alimentos da marca Fugini. “Recebemos na data de hoje (sexta-feira, 31) o comunicado de risco nº 27/2023, para que seja interditado cautelarmente o produto maionese, da referida marca. Todo estoque deve ser recolhido e deve ficar armazenado no próprio estabelecimento comercial, sob a guarda da empresa”, orientou o chefe da Vigilância Sanitária, Franzimar de Morais.

A medida se aplica a todas as formas de apresentação de maioneses das marcas Fugini e Ramy, produzidas na planta de Monte Alto, interior de São Paulo, no período de 20/12/2022 a 21/03/2023, cujo prazo de validade foi estabelecido para dezembro de 2023, com número de lote iniciando-se a partir do número 354, e qualquer lote com prazo de validade em janeiro, fevereiro ou março de 2024.

“Neste momento já contamos com equipes percorrendo os estabelecimentos da cidade de Umuarama para realizar a interdição, caso o produto seja encontrado nas gôndolas dos comércios. Reforçamos que se houver novos comunicados da Anvisa em relação a outros produtos e lotes fabricados pela empresa, que estão sob análise do órgão, esta vigilância fará novas diligências para o cumprimento mais rápido possível”, completou Franzimar.

A medida foi adotada em razão do uso de matéria-prima vencida na fabricação da maionese. Conforme o Código de Defesa do Consumidor, alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, e a sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária.

Fonte:

Deixe seu comentário