Portal da Cidade Umuarama

Covisa

Vigilância Sanitária fechou 2019 com quase 1.600 licenciamentos em Umuarama

As equipes realizam ações de prevenção e controle de doenças transmissíveis, fatores de risco para a saúde ambiental e do trabalhador

Publicado em 09/01/2020 às 05:32

O órgão atendeu 228 reclamações e denúncias e realizou 77 vistorias no ano passado (Foto: Divulgação)

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) realiza um conjunto de ações que proporcionam conhecimento, detecção ou prevenção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, recomendando medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos, entre outras atribuições.

As equipes realizam ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também análise de situação de saúde da população.

Neste contexto, em 2019 o setor fiscalizou 70 estabelecimentos de interesse à saúde, forneceu 1.597 licenciamentos de estabelecimentos sujeitos à Vigilância, 366 da área de alimentos, 186 licenciamentos sanitário de serviços de alimentação, 41 da área de produtos de saúde, 222 de serviços de saúde, 41 coletas de produtos e envio ao laboratório para monitoramento da qualidade e proporcionou 22 processos administrativos.

Foram fiscalizados ainda 63 ambientes livres do tabaco, 76 feiras, festas e eventos diversos. O órgão atendeu 228 reclamações e denúncias, realizou 77 vistorias (Saúde do Trabalhador); 21 investigações de acidentes graves e fatais; ofereceu 10 capacitações e cinco ações especiais foram realizadas pela equipe.

Fonte:

Deixe seu comentário