Portal da Cidade Umuarama

Vigilância em Saúde de Umuarama recolhe veículos abandonados nas ruas

Publicado em 08/09/2017 às 06:05

Umuarama - A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) continua recolhendo veículos abandonados pelos proprietários em ruas e avenidas da cidade. Nesta semana, mais veículos foram guinchados até o pátio rodoviário da Prefeitura, após avisos e notificações emitidos pelo município. Após a vistoria e notificação, a maioria dos carros e caminhões tem sido removida pelos proprietários, porém alguns permaneceram.

O saldo desta ação é expressivo. Nas regiões onde já houve a fiscalização, foi notificado um total de 330 veículos, com prazo de 15 dias para o recolhimento. “Desse total, alguns carros continuam nas vias públicas após o prazo. Estes é que são recolhidos e levados para o pátio de máquinas da Prefeitura”, informou o diretor da Covisa, Flávio Posseti.

Nesta semana foram recolhidos um Ford Fiesta, um VW Santana, um Renault Scenic, um VW Fusca e uma perua VW Kombi, em diversos pontos da cidade. A ação reúne fiscais da Vigilância Sanitária e a Guarda Municipal, com base na Lei Complementar 362/2013. Os carros recebem a notificação com prazo de 15 dias para regularização, do contrário é aplicada multa (em torno de R$ 1 mil) e o veículo é transportado até o pátio da Prefeitura.

Após 90 dias, caso o proprietário não regularize a situação, o automóvel será ofertado em leilão. Os recursos arrecadados com a venda serão revertidos às ações de assistência social promovidas pelo município. Iniciada em maio, a fiscalização mantém vistorias semanais. “Muitos desses carros armazenam água da chuva e servem como criadouro para insetos, animais peçonhentos e vetores de várias doenças – como a dengue – além de ocupar vagas de estacionamento e em alguns casos até prejudicar o trânsito”, completou Posseti.

Até o momento, nenhum dos proprietários procurou o pátio ou a Covisa para resgatar os veículos apreendidos, que poderão ser vendidos em leilão pelo município.

Fonte:

Deixe seu comentário