Portal da Cidade Umuarama

No Jabuticabeiras

Vigilância em Saúde Ambiental confirma mais um caso de dengue em Umuarama

Na última semana foram registradas 13 notificações na cidade – que é quando a pessoa busca atendimento médico tendo sintomas da doença

Publicado em 11/09/2021 às 08:16
Atualizado em

O trabalho permanente dos agentes de combate a endemias, que se dedicam à fiscalização e à orientação sobre os riscos da dengue, é fundamental para manter os indicadores nos atuais patamares (Foto: Assessoria)

A Vigilância em Saúde Ambiental e Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta sexta-feira (10) o Informe Técnico nº 06, anunciando que mais um caso de dengue foi confirmado em Umuarama, desta vez um morador do bairro Parque Jabuticabeiras. Na última semana foram registradas 13 notificações na cidade – que é quando a pessoa busca atendimento médico tendo sintomas da doença.

Desde o início da contagem do chamado Ano Epidemiológico, em 1º de agosto de 2021, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) já conta com 44 notificações, sendo que 31 registros tiveram resultado negativo (70%), 10 casos que ainda estão em investigação, aguardando os resultados dos exames, e mais três casos confirmados (além deste caso no Jabuticabeiras, um caso foi confirmado no Parque Tarumã e outro em área rural próximo ao São Cristóvão).

Segundo Carlos Roberto da Silva, diretor de Vigilância Ambiental em Saúde, todos os três casos são autóctones, quando a pessoa contraiu a doença aqui mesmo na cidade. O mapa de classificação de risco da doença na cidade, que estava ‘no azul’, quando a tabela do Sinan indica ‘sem casos confirmados’ na área urbana, agora tem duas regiões na cor verde. “Apenas um caso confirmado e já temos de mudar de azul para verde. A existência de um caso para cada mil habitantes coloca a cidade no patamar de ‘baixa incidência’ para o Aedes aegypti”, explica o diretor, acrescentando que amarelo indica ‘em alerta’ (de um a três casos por mil habitantes) e vermelho para ‘em surto’ (mais de três casos por mil habitantes)”.

O trabalho permanente dos agentes de combate a endemias, que se dedicam à fiscalização e à orientação sobre os riscos da dengue, é fundamental para manter os indicadores nos atuais patamares. “A dengue é uma doença que pode ser fatal e a responsabilidade de cada um dos cidadãos é grande para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir dengue, zyka vírus e febre chikungunya. Nunca é demais lembrar que com apenas 10, 15 minutos por semana já são suficientes para garantir um quintal livre de focos de água parada”, finaliza.

Fonte:

Deixe seu comentário