Portal da Cidade Umuarama

Proteção

Vereadora quer ampliar direitos das pessoas diagnosticadas com espectro autista

Dentre as propostas, o texto contempla a prestação de apoio social e psicológico às famílias de pessoas com autismo

Publicado em 13/08/2019 às 01:21

A vereadora busca a conscientização dos direitos da pessoa diagnosticada com espectro autista (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

A vereadora Ana Novais apresentou projeto que amplia os direitos das pessoas diagnosticadas com espectro autista. O plano é implantar no município mais ações em amparo à política pública para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com transtorno do espectro autista, voltada também a pessoas com síndrome de aspenger, transtorno invasivo do desenvolvimento sem outra especificação e síndrome de Rett.

Dentre as propostas, o texto contempla a prestação de apoio social e psicológico às famílias de pessoas com autismo; a promoção de campanhas anuais de esclarecimento à população no tocante às especificidades da patologia; envolvimento da comunidade acerca do tema; a atenção integral às necessidades de saúde do autista, além do estímulo ao acesso da pessoa diagnosticada com o autismo no mercado de trabalho.

 A vereadora busca a responsabilidade do Poder Público quanto à conscientização; incentivo à formação e à capacitação de profissionais que prestam atendimento à pessoa com autismo, bem como a pais e responsáveis. O projeto visa garantir o transporte público adequado para as pessoas com autismo e seu acompanhante, com direito a ocupar assentos destinados às pessoas com deficiência.

“Os cuidados e a luta pelos direitos e melhorias para pessoas com autismo e seus familiares é uma ação importante e diária em nosso gabinete”, afirmou a vereadora.

Fonte:

Deixe seu comentário