Portal da Cidade Umuarama

Saúde

Vereador propõe “Corujão da Saúde” para acabar com filas em Umuarama

Mateus Barreto quer a realização de exames no período noturno, bem como aos sábados e aos domingos

Publicado em 29/05/2018 às 07:39
Atualizado em

Como a proposta foi elaborada através de indicação, cabe ao prefeito acatar ou não a sugestão (Foto: Divulgação)

Por causa das longas filas de espera para a realização de exames, consultas e cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS), o vereador Mateus Barreto (PPS-PR) apresentou proposição para que haja mais atendimentos por semana, a fim de que os pacientes esperem menos tempo por esses procedimentos médicos.

A ideia consiste em que esses procedimentos possam também ser realizados no período noturno, bem como aos sábados e aos domingos, podendo ser feitas parcerias com a Secretária Estadual de Saúde, Ministério da Saúde, médicos, clínicas e hospitais, tanto da rede pública, quanto privada, para atender essa demanda.

“Vejo essa alternativa como uma solução a curto prazo para resolvermos o problema das filas de espera na saúde em Umuarama. Há pessoas que nos relatam que chegam a esperar até três anos por uma consulta ou por uma cirurgia em nosso município. Isso é um descaso com a população e o Poder Público precisa dar uma resposta”, diz o vereador.

Barreto usa como exemplo cidades como Maringá, que realizou atendimentos em horários alternativos e conseguiu reduzir consideravelmente as filas de espera. Como a proposta foi elaborada por meio de indicação, cabe ao prefeito acatar ou não a sugestão do vereador.

Fonte:

Deixe seu comentário