Portal da Cidade Umuarama

Política

Vereador diz que Umuarama não comprou nenhum respirador com dinheiro da pandemia

Prefeitura se defende, justificando que toda a produção de respiradores foi direcionada ao Ministério da Saúde

Publicado em 20/04/2021 às 06:25
Atualizado em

Vereador Sorrisal Amigo do Povo durante discurso na Câmara de Umuarama, nesta segunda-feira (19) (Foto: Colaboração)

O vereador João Paulo Rodrigues Maciel de Oliveira (PP) – mais conhecido como Sorrisal Amigo do Povo –, alega que a atual administração pública executiva de Umuarama não adquiriu nenhum aparelho respiratório mecânico com verba federal destinada para o combate à pandemia do novo coronavírus.

A responsabilização veio durante discurso, na sessão da Câmara Municipal, desta segunda-feira (19), onde o vereador pontua que a Prefeitura de Umuarama já teria recebido quase R$ 26 milhões para o combate à covid-19, e que não o responde, por meio de ofício, sobre o detalhamento do uso do recurso.

“O prefeito de Umuarama [Celso Pozzobom] não comprou um respirador se quer para Umuarama com o dinheiro da covid. Não comprou um”, destaca o vereador em seu discurso. (Confira abaixo a fala do legislador na íntegra e seu requerimento inicial, que também demonstra o pedido de outras informações, como a de contratação de profissionais de saúde).

O que diz a prefeitura

Especificamente, no caso dos respiradores, o município informa que já tinha uma licitação aberta para compra de respiradores, com outros recursos, e aguardava a liberação dos equipamentos. Quando iniciou a pandemia, porém, praticamente toda a produção de respiradores do País foi direcionada ao Ministério da Saúde para atender os hospitais, o que inviabilizou a entrega.

Mas que apesar do direcionamento, os hospitais locais receberam vários respiradores do Ministério da Saúde e inclusive alguns adquiridos e doados pela iniciativa privada. A saúde municipal também recebeu equipamentos do Governo Federal e conta hoje com 11 respiradores no Pronto Atendimento 24h Dr. Cândido Garcia e no Ambulatório de Síndromes Gripais.

Por fim, a Secretaria Municipal da Saúde explicou que os recursos liberados pelo Governo Federal para o enfrentamento da pandemia de covid-19 são destinados exclusivamente ao custeio (realização de ações) e não para investimentos ou aquisição de equipamentos.


Requerimento inicial do vereador 


A Prefeitura Municipal de Umuarama, por meio do prefeito Celso Pozzobom e da secretária de Saúde, Cecília Cividini, também emitiu um ofício com resposta à Câmara Municipal, que você pode conferir a seguir:




Fonte:

Deixe seu comentário