Portal da Cidade Umuarama

Saúde

Valorização da vida é melhor prevenção ao suicídio, diz palestrante em Umuarama

Psicóloga falou sobre a importância de procurar e oferecer ajuda e de seguir corretamente o tratamento

Postado em 11/09/2019 às 13:32 |

Psicóloga Gisele Texdorf Martins fez palestra para pacientes e profissionais de saúde na Unidade CAPS-AD do Cisa-Amerios (Foto: Cisa-Amerios)

“As estratégias de abordagem sobre o tema precisam focar na vida, não na morte. A valorização da vida é a melhor forma prevenção ao suicídio”, disse a psicóloga Gisele Texdorf Martins, durante palestra conferida para pacientes e profissionais de saúde na Unidade CAPS-AD do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios, na terça-feira, 10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Segundo a especialista, a prevenção deve ser permanente, com ações regulares, tanto por parte dos governos, gestores, organizações, quanto dos próprios pacientes e seus familiares. “O Setembro Amarelo é um mês para ressaltar a importância de cuidar da saúde mental, não só durante este mês, mas todos os dias da nossa vida”, disse Gisele.

A psicóloga falou sobre a importância de procurar e oferecer ajuda e de seguir corretamente o tratamento. “Depressão é doença e está associada, juntamente com outros fatores, a maioria dos casos de morte por suicídio. Doença tem que ser tratada. Siga sempre as recomendações do seu terapeuta ou psiquiatra”, enfatizou.

Os dados de morte por suicídio no Brasil e no mundo são alarmantes. Segundo a pesquisa mais recente da Organização Mundial da Saúde, é a segunda causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito. Em 2016, foram registradas mais de 36 mortes por suicídio por dia no país. A maior parte das vítimas são homens, quase três vezes mais que mulheres.

 Dia de valorização da vida

O CAPS-AD/Cisa-Amerios, em parceria com o CENAIC – Centro Nacional Integrado de Cursos promoveu durante toda a tarde de terça-feira (10), ações de integração e valorização pessoal para pacientes e colaboradores. Depois da palestra foi servido um café da tarde para todos os participantes e oferecidos serviços de corte de cabelo masculino e feminino e barbearia para os homens.

Uma das formas de valorização da vida é cuidar da autoestima. “Cuidados pessoais são fundamentais para o resgate da autoestima e fazem parte do tratamento contra a depressão”, afirma a psicóloga.

De acordo com a chefe da divisão CAPS-AD do Cisa-Amerios, Fátima Cristina Martins Rodrigues, a Unidade realiza ações permanentes com pacientes em tratamento. “Nos atendimentos individuais ou em grupo, a valorização da vida é permanentemente trabalhada com nossos pacientes”, destacou.

Para o coordenador geral do Cisa-Amerios, Nilson Manduca, ações como o ‘Dia de Valorização da Vida’ vem somar às ações já realizadas. “Agradecemos aos voluntários, aos parceiros e à equipe do CAPS-AD. Essas estratégias enriquecem o trabalho realizado permanentemente, promovendo a integração e a valorização de pacientes e colaboradores”, comentou.

Fonte:

Deixe seu comentário