Portal da Cidade Umuarama

Cuidados

Vacina contra HPV está disponível nos postos de saúde em Umuarama

O principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal

Publicado em 01/12/2017 às 08:28

Quem ainda não tomou ainda a primeira dose da vacina contra o HPV também deve procurar a unidade de saúde (Foto: Ilustrativa)

A Secretaria da Saúde conclama os pais a levarem seus filhos às Unidades Básicas de Saúde (UBS) para ser ministrada a segunda dose da vacina contra o HPV. Em junho deste ano foi aplicada a primeira dose para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, nas escolas de Umuarama. Agora, seis meses depois, chegou o momento da segunda dose.

“É de suma importância que o adolescente procure a unidade para completar o esquema da vacina, pois só assim ela vai conferir imunidade ao seu organismo”, reforçou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

Quem ainda não tomou ainda a primeira dose da vacina contra o HPV também deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para iniciar o esquema. “Não se esqueça de levar um documento com foto e a carteirinha de vacinação”, alerta a secretária.

O horário de atendimento das unidades é de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h, e na sexta-feira das 8h as 11h. A vacina é composta por vírus modificados dos tipos 6, 11, 16 e 18, que são responsáveis pelo câncer de colo de útero, de pênis, de ânus e boca, e ainda pelas verrugas genitais.

Fonte:

Deixe seu comentário