Portal da Cidade Umuarama

Uopeccan fecha ano com quase seis mil exames de mamografia e 1,3 mil cirurgias

Publicado em 27/12/2016 às 01:52

Umuarama – Quando o Hospital do Câncer – Uopeccan – de Umuarama foi inaugurado no último dia 4 de março, havia muito expectativa acerta das melhorias que a unidade médica poderia proporcionar para a população da cidade e região. A esperança de cura do câncer foi renovada para muitas famílias que tinham seus entes acometidos pela enfermidade e que enfrentava horas de viajem em busca de tratamento em Cascavel.

Medicina avançada

Pois bem, o complexo médico que também é Hospital Regional atendendo 95 municípios de quatro regionais de saúde do Paraná, cumpriu as expectativas. Segundo a relações públicas do hospital, Neusa Barbado Farias, de março até novembro foram realizadas 1,3 mil cirurgias, e muitas delas revolucionárias. “Tivemos a reconstrução de mama com parte retirada do abdômen do próprio paciente e uma construção de bexiga a partir do intestino no caso de outro paciente”, relatou ao Portal da Cidade Umuarama.

Cirurgias diversas

Vale ressaltar que além do tratamento (com cirurgias) que preconiza o combate ao câncer com capacidade para exames de imagem e com destaque para as biopsias, o hospital realiza procedimentos cirúrgicos em outras especialidades, como a neurológica, ortopédica, urológica e reparadora. E, ainda sobre os exames, já foram realizados 5,9 mil mamografias. “Somente os casos da área de oncologia pediátrica são encaminhados para Cascavel”, comentou a relações públicas.

Radioterapia

E a ótima notícia é que no primeiro semestre de 2017 o Hospital do Câncer – Uopeccan – Umuarama, estará recebendo o seu aparelho de radioterapia. Isso colocará em definitivo o complexo médico no ranking dos melhores hospitais do Brasil. O melhor é que o número de pacientes atendidos deverá subir. Com capacidade para atender até mil pessoas dia, a Uopeccan local atende 250. “Se o hospital foi uma revolução para a saúde de Umuarama, a instalação do aparelho será uma revolução da revolução”, argumentou Neusa.

Suporte além da área médica

O suporte ao paciente com câncer vai muito além do tratamento médico. O hospital conta com setor que auxilia juridicamente o assistido demonstrando a ele seus direitos, tais como o auxílio doença. A filantropia também é exercida no favorecimento de famílias carentes com parentes que combatem o câncer. Elas recebem cesta básica e assim como os pacientes, a atenção de psicólogos. “A Uopeccan é um divisor de águas, veio para Umuarama priorizando um tratamento humanizado contra essa tão grave enfermidade”, complementou a relações públicas.

Casa de apoio

Com a instalação da radioterapia, consequentemente será aberta a Casa de Apoio que conta com 60 leitos e servirá cinco refeições diárias para pacientes que não tenham condições financeiras de arcar com custos de hospedagem e alimentação e que tenham que ficar na cidade por conta do tratamento.

Serviços 

Com cerca de 300 colaboradores e 200 voluntários, o Hospital Regional oferece consultas, exames de imagem, colonoscopia, endoscopia, tomografia, raio x, ultrassom, biópsia de mama, tireóide e fígado,  quimioterapia e cirurgias. Ele conta com um mamógrafo, três aparelhos de ultrassom, intensificador de imagem, aspirador ultrassônico, tomógrafo e arco em C.

Fonte:

Deixe seu comentário