Portal da Cidade Umuarama

Câncer colorretal

Uopeccan fará mutirão de colonoscopia no dia 31 de março em Umuarama

No Brasil, o câncer de intestino, ou colorretal, é o 3º tumor maligno mais frequente entre os homens e o 2º entre as mulheres

Publicado em 23/03/2023 às 17:49

Em Umuarama, o mutirão será no dia 31 de março com a coordenação do endoscopista Alécio Rampazzo e apoio do endoscopista Paulo Scarpante (Foto: Divulgação/Uopeccan)

O mês de março é voltado para campanhas de conscientização sobre o câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, sendo que a principal forma de diagnosticar precocemente a doença é através do exame de colonoscopia.

Conforme explica o endoscopista da Uopeccan de Cascavel Dr. Ivan Orso, que está à frente da ação no hospital, no Brasil, não há políticas de busca desse câncer, sendo que o rastreamento ocorre por meio de ações isoladas e programas específicos de prevenção. Dessa forma, o Complexo Hospitalar Uopeccan abraçou a iniciativa da Sobed (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva) e da SBCP (Sociedade Brasileira de Coloproctologia), para a oferta gratuita do exame para pacientes do SUS que estavam aguardando na fila.

Na Uopeccan em Cascavel, o mutirão de exames acontecerá nos dias 24 e 25 de março. Já em Umuarama, será no dia 31 de março, com coordenação do endoscopista Dr. Alécio Rampazzo e apoio do endoscopista Dr. Paulo Scarpante.

“No Brasil, o câncer de intestino, ou colorretal (CCR), é o 3º tumor maligno mais frequente entre os homens e o 2º entre as mulheres, sendo que a maior incidência de casos ocorre na faixa etária entre 50 e 70 anos. Esse câncer é tratável e curável quando detectado precocemente. A recomendação é para que pessoas com 50 anos ou mais, assintomáticas, se submetam anualmente ao exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes (PSOF), retossigmoidoscopia flexível a cada 5 anos, ou estratégia combinada de PSOF anual e retossigmoidoscopia flexível a cada 5 anos; enema baritado a cada 5 anos; ou colonoscopia a cada 10 anos”, detalha o médico.

Principais fatores de risco do câncer colorretal e formas de prevenção

Os principais fatores de risco do câncer colorretal estão associados a hábitos alimentares e a fatores genéticos, conforme explica o médico Ivan Orso. “Dentre os principais fatores de risco estão idade acima de 50 anos, história familiar de CCR, doença inflamatória intestinal e hábitos alimentares inadequados como alto consumo de gordura e carnes e baixo consumo de cálcio. Além da dieta, o tabagismo, o álcool, o sedentarismo, o diabetes e a obesidade são outros fatores de risco para CCR”.

Assim, as formas de prevenção envolvem: dieta rica em fibras, vegetais, cálcio, baixo consumo de carnes vermelhas ou processadas, baixo consumo de bebidas alcoólicas e prática de atividade física.

Fachada em alusão ao Março Azul Marinho

O mês de março recebe a cor azul marinho, que ilustra as campanhas de conscientização contra o câncer colorretal. Como forma de chamar atenção e abraçar a iniciativa de combater esta doença, levando mais informações para a população, a fachada do Hospital Uopeccan em Umuarama ficou azul.

Fonte:

Deixe seu comentário