Portal da Cidade Umuarama

Ampliação

Uopeccan apresenta projeto de Central de Transplantes para deputados do Paraná

O primeiro transplante de fígado, do interior do Paraná, foi realizado no dia 17 de julho de 2017, nas dependências da Uopeccan

Publicado em 21/03/2019 às 21:13

Reunião foi organizada com o objetivo de apresentar o projeto de ampliação da estrutura de Cascavel (Foto: Uopeccan)

Na manhã desta sexta-feira (22), deputados estaduais se reuniram com o presidente e diretores do Hospital do Câncer Uopeccan, em Cascavel. A reunião foi organizada com o objetivo de apresentar o projeto de ampliação da estrutura de Cascavel, onde será criado a Central de Transplantes em quatro modalidades: fígado, pâncreas, rim e medula óssea. O projeto já está em andamento e terá um espaço de aproximadamente 2.400m².

O prédio permitirá a ampliação do número de atendimentos do hospital. Terão disponíveis: consultórios, leitos e áreas assistenciais. “A capacidade de atendimentos dependerá da finalização do projeto, mas a princípio, a ideia é dobrar o número de consultórios e leitos já existentes, em áreas como a UTI”, afirma o administrador da Uopeccan, Luciano Maldonado.

A primeira fase do projeto, que diz respeito à construção civil, seria um investimento entre R$ 5 a 8 milhões de reais. “Essa é a fase inicial, ainda temos que pensar em questão de equipamentos e manutenção das atividades”, explica o administrador.

A intenção é levar o projeto para o Governo do Paraná, para que tenham conhecimento da necessidade de atenção e suporte que o Hospital do Câncer Uopeccan precisa para continuar exercendo o papel de humanizar a saúde. 

Transplante

Atualmente a Uopeccan trabalha com duas modalidades de transplantes credenciadas: fígado e de medula óssea. O transplante de rim e pâncreas ainda está em fase de credenciamento, mas deve ser liberado até o fim deste ano.

O primeiro transplante de fígado, do interior do Paraná, foi realizado no dia 17 de julho de 2017, nas dependências do Hospital do Câncer Uopeccan, de lá para cá, 80 transplantes foram realizados pelo grupo multiprofissional. O transplante de medula óssea é realizado desde 2009 e já chegou ao número superior a 210 procedimentos na Uopeccan.

Doação de Órgãos

A doação de órgãos e tecidos pode ocorrer após a constatação de morte encefálica, que é a interrupção irreversível das funções cerebrais, ou em vida. Nos casos de a doação ocorrer após o protocolo de morte, a retirada dos órgãos ocorre por meio de uma cirurgia convencional, afastando todos os mitos e tabus, já que o corpo é reconstituído normalmente, podendo ser velado sem nenhum problema.

Fonte:

Deixe seu comentário