Portal da Cidade Umuarama

PARCERIA

Projeto oferece tratamento odontológico de graça a moradores de rua em Umuarama

Os pacientes são encaminhados pela Apromo e são atendidos por estagiários na Clínica Odontológica da Unipar

Publicado em 27/08/2018 às 07:58
Atualizado em

Curso de Odontologia desenvolve diversos projetos e serviços que beneficiam a comunidade (Foto: Divulgação )

Uma parceria entre a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, e a Apromo (entidade que funciona como casa de passagem para pessoas em situação de rua) possibilitará ao curso de Odontologia ampliar seu leque de serviços prestados à comunidade.

Desde 2009 a Apromo acolhe moradores de rua em Umuarama. A proposta da parceria é possibilitar a todos o acesso a tratamentos odontológicos, que serão realizados na Clínica Odontológica da Unipar. Estagiários, supervisionados por professores, farão os atendimentos.

A coordenadora do curso, professora Cintia de Araújo, conta que a parceria “foi muito bem recebida”, na Unipar. “Os professores e alunos prontamente abraçaram esse projeto, pois é coerente com nossa linha de atuação na responsabilidade social”, afirma.

O presidente da entidade, Junior Lopes, também comemora o convênio: “A entidade tem como missão promover o desenvolvimento integral, a convivência familiar e comunitária e autonomia dos associados para a inclusão no mercado de trabalho. Esse cuidado com a saúde será um bem a mais que estamos propondo a eles”. Na Clínica, os pacientes passam por uma triagem, são avaliados e encaminhados para o tratamento que precisarem, “que vai de uma simples restauração a implante”, informa a professora Vanessa Rodrigues.

Importância reconhecida

Márcia Allein, uma das pessoas acolhidas pela Apromo, elogia a iniciativa: “Acho incrível, pois diversas pessoas que estão abrigadas na associação não têm condições de pagar um tratamento odontológico”.

Antônio Marcos, também acolhido na Apromo, concorda: “Esse atendimento é uma grande oportunidade que estão nos dando e nos colocaram em boas mãos! Fui muito bem atendido e cuidado aqui na Unipar”. A acadêmica Fernanda Anuto, estagiária na Clínica Odontológica, ressalta que a experiência é muito importante na graduação: “Essa prática nos permite atender diversos casos e entender a dinâmica de cada um. É uma bagagem grande de conhecimento que nos prepara para o mercado de trabalho. Além disso, possibilita que essas pessoas recebam um atendimento rápido e de qualidade”.


Fonte:

Deixe seu comentário