Portal da Cidade Umuarama

Saúde

Umuarama terá testes rápidos durante ações de combate à tuberculose

Umuarama conta hoje com 36 pacientes em tratamento contra a tuberculose

Publicado em 15/03/2018 às 22:37

Programação é alusiva ao Dia Internacional de Combate à Tuberculose (Foto: Ilustrativa)

Em alusão ao Dia Internacional de Combate a Tuberculose (24 de março), a Secretaria Municipal de Saúde preparou ações a serem realizados nos próximos dias para orientar a população de Umuarama sobre essa doença. Por meio do Ambulatório Municipal de Infectologia, a ideia é levar o máximo de informações para disseminar a prevenção e, ao mesmo tempo, orientar famílias com pacientes sobre o tratamento.

“A orientação é o caminho, bem como a conscientização sobre a importância do tratamento, que podem levar à cura completa da doença. Por isso, é importar orientar as famílias para o caso de haver algum paciente sintomático”, explicou a secretária municipal da Saúde, Cecília Cividini.

O coordenador do Ambulatório de Infectologia da Secretaria de Saúde, Fábio Higino Barzon, acrescenta que além das orientações será disponibilizado à população o teste rápido todas as terças-feiras, das 8h às 11h, no ambulatório, para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Umuarama conta hoje com 36 pacientes em tratamento contra a tuberculose dentro do Ambulatório Municipal de Infectologia. “No ano passado tivemos o registro de 66 novos casos da doença e, em 2018 já estamos com 8 novos casos confirmados”, acrescentou Barzon.

A programação foi aberta nesta quarta-feira (14) com as palestras “IST – Infecção Sexualmente Transmissível”, ministrada pela psicóloga Lucineia Ceolin, e “Tuberculose”, com o médico Celso José gomes, ambas nas partes da manhã e tarde, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), para cerca de 400 alunos e funcionários. Na próxima segunda-feira (19) as palestras serão levadas ao Salão Paroquial da Igreja São Francisco de Assis, tendo como alvo cerca de 160 idosos do grupo “Vida Ativa Melhor Idade”, respectivamente às 8h e às 9h30.

No próximo dia 21, será a vez dos grupos da terceira idade da Igreja Nossa Senhora Aparecida – que se reúnem no salão paroquial – assistirem às palestras, que no dia 22 serão levadas para os idosos dos distritos de Santa Eliza e Serra dos Dourados, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). Para 12 de abril serão oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C das 8h às 11h e das 13h30 às 16h no campus da UEM, para servidores e estudantes. As ações programadas até o momento envolvem mais de 1.200 pessoas.

Fonte:

Deixe seu comentário