Portal da Cidade Umuarama

Saúde

Umuarama terá operação especial de combate ao mosquito Aedes aegypti

Seis regiões do município estão definidas com o status “em surto” com relação à situação da dengue

Publicado em 31/05/2023 às 17:40

Agentes de endemias vão contar com o apoio de 40 atiradores do Tiro de Guerra 05-012 (Foto: Assessoria)

Seis regiões de Umuarama estão definidas com o status “em surto” com relação à situação da dengue: Bem-Estar, Centro de Saúde Escola (Unipar Sede), Jardim Cruzeiro, Jardim União, Ouro Branco e Posto de Saúde Central – o distrito de Vila Nova União também está nessa categoria. Diante disso, o Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde realiza no próximo sábado (3) operação especial de combate ao mosquito Aedes aegypti no chamado Setor Souza Naves, na região do Bem-Estar (entre as praças Tamoyo e Sete de Setembro).

Renata Luzia Ferreira, coordenadora da Vigilância Ambiental, relata que os agentes de endemias vão contar com o apoio de 40 atiradores do Tiro de Guerra 05-012. “Durante todo o sábado vamos visitar o maior número de residências possíveis em toda a região que engloba o Colégio Souza Naves, subindo pela Zona I com sentido à Praça Oscar Thompson e no perímetro compreendido entre as ruas Pinguim e Bararuba, proximidades das praças Sete de Setembro e Tamoio”, define.

Segundo ela, esse setor concentra grandes índices de notificações, por isso a decisão de começar por aí. “Nesta semana o trabalho conjunto terá foco aí, mas nossa determinação é fazer cobertura total, acompanhando de perto todos as regiões indicadas como em surto. Vamos fazer um trabalho de panfletagem, além do trabalho de campo, que consiste em conscientizar os moradores, entrar nos quintais (com a devida autorização) e oferecer todas as orientações para que, juntos, possamos reverter esse quadro alarmante”, pontuou Renata.

Outras regiões mantêm-se em situação de alerta – exceção apenas ao 1º de Maio, que apresenta baixa incidência de casos. “O CSE tem o maior número de positivos, seguido pelo Jardim Cruzeiro e Bem-Estar. É bom lembrar que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou o primeiro óbito por dengue em Umuarama, enquanto outras duas mortes seguem em investigação no comitê estadual sob suspeita de terem sido causadas pela doença”, registra a coordenadora, acrescentando que outras operações serão anunciadas com antecedência nos próximos dias.

Fonte:

Deixe seu comentário