Portal da Cidade Umuarama

Saúde e Educação

Lei determina enfermeiros em CMEI´s e escolas municipais de Umuarama

Autor do projeto também deseja que ao menos uma farmácia particular funcione 24 horas por dia

Publicado em 23/03/2023 às 17:12
Atualizado em

De acordo com projeto, os serviços de enfermagem se tornam cada vez mais necessários nas escolas municipais (Foto: Assessoria/Ilustrativa)

O vereador Newton Soares é autor do Projeto de Lei Ordinária 110/2022, que foi aprovado por unanimidade no plenário da Câmara Municipal de Umuarama e se transformou em lei após a sanção do prefeito Hermes Pimentel da Silva. A proposta autoriza o chefe do Poder Executivo a efetivar ações para garantir que as unidades da rede pública municipal de CMEI's e escolas de educação infantil, tenha a sua disposição um profissional da área de enfermagem, como forma de prestar serviços no atendimento a alunos, professores e demais colaboradores. 

De acordo com o parlamentar, os serviços de enfermagem se tornam cada vez mais necessários nas escolas municipais no sentido de garantir os primeiros socorros em casos de acidentes, de algum mal estar outra condição debilitante das crianças e equipes pedagógicas. “O enfermeiro estará pronto para prestar os primeiros socorros e, caso necessário, encaminhar o paciente para a rede hospitalar”, destaca o vereador. 

Administração de medicamentos

Além do atendimento emergencial, outro benefício da presença do profissional da enfermagem nas escolas, vai garantir mais segurança e tranquilidade aos pais dos alunos que estão em tratamento médico e precisam ser medicados no período de aula. 

Newton Soares / vereador / Umuarama

Medicamentos

“O enfermeiro também terá o controle desses remédios, e será responsável por dar o medicamento para a criança na hora certa”.

Newton Soares / vereador / Umuarama

Farmácias abertas 24h

Ainda na área da saúde pública, desta vez referente ao atendimento prestado pelas farmácias da rede privada de Umuarama. Conforme o vereador, até o momento nenhuma farmácia tem efetuado plantão 24h, o que é um problema para pessoas que saem de consultas de madrugada e precisam comprar medicamentos.  

Por conta dessa demanda, recentemente Newrton Soares encaminhou indicação ao Prefeito Municipal, farmácias e Associação Comercial, no sentido de que seja estudado cronograma de revezamento a ser definido entre as farmácias do município de maneira que, ao menos uma, permaneça aberta 24h por dia.

Fonte:

Deixe seu comentário