Portal da Cidade Umuarama

Aedes aegypti

Umuarama tem novo caso de dengue confirmado em morador do Parque Tarumã

De acordo com a Vigilância em Saúde Ambiental e Epidemiológica, trata-se de um caso autóctone – quando a pessoa contraiu a doença na cidade em que reside

Publicado em 07/09/2021 às 09:43
Atualizado em

(Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

A situação da dengue em Umuarama é regulada pela Vigilância em Saúde Ambiental e Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o Informe Técnico nº 05, divulgado nesta segunda-feira (6), na última semana foram registradas seis notificações na cidade, ou seja, seis pessoas buscaram atendimento médico com sintomas da doença. Desse total, um caso foi confirmado.

Entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro de 2021, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) conta com 31 notificações, 25 registros com resultado negativo, quatro casos que ainda estão em investigação, aguardando os resultados dos exames, e mais dois casos confirmados. O caso confirmado nesta semana é de morador do bairro Parque Tarumã.

Segundo Carlos Roberto da Silva, diretor de Vigilância Ambiental em Saúde, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama, trata-se de um caso autóctone – quando a pessoa contraiu a doença aqui mesmo na cidade. O mapa de classificação de risco da doença na cidade, que estava ‘no azul’, quando a tabela do Sinan indica ‘sem casos confirmados’ na área urbana, agora tem a região do Vitória Régio na cor verde. “Com o registro de um caso na zona urbana, o mapa sai do azul. A existência de um caso para cada mil habitantes coloca a cidade no patamar de ‘baixa incidência’ para o Aedes aegypti”, explica o diretor, acrescentando que amarelo indica ‘em alerta’ (de um a três casos por mil habitantes) e vermelho para ‘em surto’ (mais de três casos por mil habitantes)”.

Ele faz questão de destacar que o trabalho constante dos agentes de combate a endemias, que tanto se dedicam à fiscalização, mas acima de tudo à orientação sobre os riscos da dengue, é fundamental para manter os indicadores nos atuais patamares. “A dedicação da população é fundamental nesse processo para garantir que a dengue na cidade esteja sob controle”, relatou.

Silva também nunca deixa de advertir que a dengue é uma doença que pode ser fatal e que a responsabilidade de cada um dos cidadãos é grande para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir dengue, zyka vírus e febre chikungunya. “Bastam cinco minutos por dia para garantir um quintal livre de focos de água parada”, finaliza.

Fonte:

Deixe seu comentário