Portal da Cidade Umuarama

Umuarama faz mutirão na saúde para reduzir fila de espera

Publicado em 04/04/2017 às 02:02

Umuarama - A Secretaria Municipal da Saúde vem realizando uma série de ações para melhorar a atenção aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir o tempo de espera por atendimento. “No último fim de semana a população pôde realizar consultas médicas, exames de colo de útero, ultrassonografia e atendimentos odontológicos, entre outros serviços, em duas unidades de saúde”, informou a secretária da Saúde, Cecília Cividini.

“Temos cobrado atenção e paciência dos servidores com a população para resolver os problemas com o menor tempo possível. A demanda é muito grande, os recursos são escassos, mas temos conseguido avanços importantes e a tendência é melhorar o serviço a cada dia”, disse Celso Pozzobom, prefeito de Umuarama.

Uma dessas ações aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Jabuticabeiras, no último sábado, 1º. Das 8h às 12h, seis famílias de moradores atualizaram as carteirinhas de vacina das crianças; 13 mulheres realizaram coleta para exame citopatológico de colo de útero e uma solicitou mamografia; outras 26 pessoas verificaram a pressão arterial e passaram pelo teste de glicemia capilar; sete realizaram consultas médicas e houve ainda nove atendimentos odontológicos.

Ultrassom

Na Maternidade Municipal, em parceria com o Hospital Norospar, a Secretaria de Saúde realizou um mutirão para atender mulheres grávidas que tinham ultrassom agendado. O exame é aconselhado no princípio da gravidez para saber se o bebê em formação está no lugar certo ou se trata de uma gravidez ectópica (quando o feto se desenvolve fora do útero), para determinar de quanto tempo é a gestação e a quantidade de fetos.

Após o período inicial, o ultrassom é feito para acompanhar o desenvolvimento do bebê, a saúde da placenta e saber se está tudo bem para a idade gestacional. A mãe deve atentar para o tempo certo do primeiro ultrassom.

Conforme a secretária Cecília Cividini, Umuarama contava com cerca de 70 gestantes aguardando esse exame. No último sábado, 1º, e no domingo, 2, foram atendidas cerca de 50 gestantes (25 em cada dia). “Foram dois dias de trabalho com muito sucesso, pois praticamente eliminamos a fila de espera por esse exame muito útil para acompanhar a gestação”, relatou.

A maternidade e a Secretaria de Saúde agora planejam um mutirão de cirurgias de laqueadura e histerectomia, para as próximas semanas. “Assim que a campanha estiver formatada, informaremos as mulheres sobre a possibilidade de realizar o procedimento. Na laqueadura o cirurgião realiza a esterilização definitiva, para mulheres que não desejam uma gravidez futura. Já a histerectomia é a remoção cirúrgica do útero, que também pode incluir a retirada das trompas e do ovário”, explicou.

Fonte:

Deixe seu comentário