Portal da Cidade Umuarama

Reforço

Umuarama, Brasilândia do Sul e Ivaté recebem recursos para combate à dengue

Repasses em caráter emergencial para cidades em situação de epidemia ou alerta para dengue atendem 118 localidades

Publicado em 20/02/2020 às 03:11
Atualizado em

Ações como bloqueios larvários estão sendo intensificadas para fazer frente ao problema (Foto: Divulgação)

O governo do Estado anunciou a liberação de R$ 5 milhões para reforçar o combate à dengue em 118 municípios paranaenses. A medida atende a uma reivindicação do deputado Michele Caputo (PSDB), que sugeriu o repasse, em caráter emergencial, para as cidades em situação de epidemia ou alerta para dengue.

“Trata-se de uma ajuda fundamental para esses municípios que enfrentam este momento crítico. Recursos que vem em boa hora, pois servirão para contratação emergencial de médicos e demais profissionais da retaguarda de atendimento”, afirmou o deputado. 

Em tempos de epidemia, o movimento em postos de saúde e prontos socorros de hospitais aumenta muito. A pressão nos serviços de saúde prejudica também o atendimento dos casos de rotina, por causa da sobrecarga na rede assistencial. 

Entre as cidades beneficiadas com o aporte estão Umuarama, Brasilândia do Sul e Ivaté, pertencentes à área de abrangência da 12ª Regional.

Alerta

Atualmente, o Paraná está em estado de alerta para uma possível epidemia de dengue. Os números assustam. Desde agosto do ano passado, quase 27 mil casos da doença já foram confirmados. Outros 28 mil casos suspeitos seguem sendo investigados. Além disso, 23 pessoas morreram por complicações da dengue.

Epidemia

Dados do Ministério da Saúde apontam que o Paraná tem uma das piores incidências de dengue do Brasil. Pelo menos 78 municípios também já entraram em estado de epidemia e outros 40 estão em estado de alerta. Para se ter ideia, o atual número de casos é 57 vezes maior se comparado a média dos últimos três anos para o mesmo período. 


Fonte:

Deixe seu comentário