Portal da Cidade Umuarama

Covid-19

Umuarama alerta sobre a necessidade do uso de máscaras em ambientes de saúde

De acordo com a prefeitura municipal, a população não está respeitando a determinação

Publicado em 30/11/2022 às 07:12

Uso de máscaras em ambientes de saúde voltou a ser obrigatório em Umuarama (Foto: Arquivo/Portal da Cidade Umuarama)

No final da última quinta-feira (24), o prefeito Hermes Pimentel publicou o Decreto 367/2022, estabelecendo novas medidas para a contenção no aumento de números de casos de covid-19, incluindo a volta do uso da máscara facial em todos os estabelecimentos de saúde do município, porém a população não está respeitando a determinação. A Secretaria de Saúde de Umuarama fez um alerta para que as pessoas que buscam atendimento em unidades de saúde, clínicas, laboratórios ou no Pronto Atendimento (PA) só compareçam usando o equipamento de proteção.

O secretário de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, comentou que lamenta que os usuários desses estabelecimentos de saúde não entendam que a máscara é uma forma de conter a covid-19, que está com números cada vez maiores em Umuarama nos últimos dias. “Tivemos inclusive duas mortes neste final de semana, após mais de oito meses sem o registro de óbitos. Por enquanto o Decreto indica que todos usem máscaras em farmácias, clínicas, laboratórios, hospitais e outras unidades de saúde. E é isso que vamos cobrar, pois é nossa obrigação cuidar da população”, pontuou.

Carlos Massa Ratinho Junior, governador do Paraná, já havia indicado, dias antes, por meio de decreto e norma técnica, a utilização de máscaras em ambientes de saúde, porém em Umuarama o Decreto 367/2022 determina o uso de máscaras faciais como forma complementar de evitar o contágio pelo coronavírus. “São lugares de grande aglomeração pública, muitas vezes a pessoa já chega tossindo, espirrando, com coriza, que podem ser sintomas de covid, e mesmo assim se recusam a usar máscara, então por isso é correto que os profissionais cumpram o que diz o decreto e exijam que esse paciente se proteja e proteja as outras pessoas”, comentou o prefeito Hermes Pimentel, acrescentando que além dos ambientes públicos de saúde, o uso de máscara também será cobrado em farmácias, clínicas, laboratórios e hospitais particulares.

Coordenadora da Atenção Primária em Saúde (APS), a enfermeira Jaqueline de Bortolli Shiribayashi ressalta que, além do uso de máscaras, as pessoas não deixem de ter os cuidados que tinha durante os meses mais críticos da pandemia de coronavírus, fazendo a higiene das mãos constantemente, mantendo os ambientes ventilados e arejados, evitando aglomerações desnecessárias de pessoas e mantendo o distanciamento físico. “Vale destacar que além da obrigatoriedade do uso de máscaras em estabelecimentos de assistência à saúde, pessoas com sintomas respiratórios gripais também têm essa obrigação e serão cobradas”, lembrou.

Fonte:

Deixe seu comentário