Portal da Cidade Umuarama

SAÚDE

UBS do Sonho Meu é inaugurada após mais de três anos de espera

Com a UBS do bairro, os moradores não precisam mais se deslocar até as UBS do Conjunto Ouro Branco e do Parque Vitória Régia para serem atendidos

Publicado em 08/11/2018 às 02:42

Na ocasião também foram entregues seis veículos à Secretaria de Saúde (Foto: Tiago Boeing/ PMU)

(Foto: Tiago Boeing/ PMU)

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Sonho Meu iniciou o atendimento nesta quinta-feira, 8, às 7h da manhã, colocando fim a uma espera que durou mais de três anos – a construção foi iniciada em fevereiro de 2015. O maior e mais novo posto de saúde de Umuarama (com 460m² e um custo de quase R$ 700 mil) foi inaugurado na noite desta quarta-feira, 7, pelo prefeito Celso Pozzobom, com a presença da secretária municipal da Saúde Cecília Cividini, vereadores e autoridades locais, além de centenas de moradores que acompanharam a solenidade.

Com a entrega da unidade, os moradores não precisam mais se deslocar até as UBS do Conjunto Ouro Branco e do Parque Vitória Régia para serem atendidos. O horário de funcionamento será o mesmo das demais unidades (das 7h às 11h30 e das 13h30 às 17h). Nas primeiras semanas a UBS funcionará com livre demanda, com rotinas definidas de acordo com as necessidades que a população apresentar, com foco na medicina preventiva e acompanhamento constante dos pacientes.

O coordenador de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Elizeu Ampessan, explicou que um projeto-piloto será implantado no Sonho Meu. “É o acesso avançado, pelo qual 30% do tempo dos médicos serão destinados ao agendamento prévio de consultas e nos 70% restantes a consultas serão realizadas com no máximo 48h de espera, buscando maior resolutividade”, explicou. Dependendo dos resultados, a medida pode ser estendida para outras unidades.

Para atender à população do bairro – são 1.057 moradias do Sonho Meu e mais dezenas de famílias dos 394 lotes urbanizados anexos ao conjunto – o posto de saúde terá dois médicos de 40h semanais e um médico de apoio com 20h semanais, além da equipe completa com enfermeira, técnicos de enfermagem e auxiliares. “A unidade vai oferecer vacinação, consultas médicas e de enfermagem, puerpério e ações preventivas, além de acompanhamento a grupos específicos como de gestantes (já existente), hipertensos, obesos e idosos”, acrescentou a secretária Cecília Cividini.

O prefeito Celso Pozzobom lembrou que esta é a terceira unidade de saúde inaugurada apenas neste ano – a primeira foi a UBS San Remo e a segunda a UBS Guarani. “Eram obras que estavam paradas quando assumimos e que, após muitas tratativas e um grande esforço da nossa equipe, conseguimos concluir e entregar à população, com apoio dos nossos deputados estaduais Fernando Scanavaca e Márcio Nunes, e federais Dr. Osmar Serraglio e Zeca Dirceu. Além disso, já entregamos sete ambulâncias e hoje, aqui, mais seis carros para agilizar o atendimento nas unidades de saúde”, afirmou.

A mudança do Pronto Atendimento Municipal para o antigo Posto de Saúde Central, após uma grande reforma, e a licitação em breve da Policlínica, que será construída ao lado do futuro PA, também foram lembradas pelo prefeito. “São grandes investimentos que faremos no setor de saúde, uma prioridade que assumimos desde o início da gestão, sem falar na aquisição de equipamentos, reformas e modernização de unidades e na redução da fila de espera para consultas com especialistas. Em 22 meses de governo, a Secretaria de Saúde já realizou mais de 300 mil consultas e exames e agora com mais esta UBS, a maior de Umuarama, esse atendimento vai aumentar”, acrescentou.

Pozzobom pediu paciência à população do Sonho Meu, “pois a unidade está começando praticamente do zero e será necessário um período de adaptação”, e agradeceu o apoio da Caixa Econômica Federal, responsável pela construção, e de todos os envolvidos no processo. “É mais uma obra finalizada, buscando o bem-estar da população”, disse. O vice-prefeito Hermes Pimentel da Silva disse que viveu junto com a comunidade a ansiedade pela unidade de saúde, que classificou como um mini-hospital, apresentou um dos médicos que atenderá na UBS e agradeceu às lideranças do bairro e à comunidade, pela presença.

A inauguração teve a participação da presente da Câmara, Maria Ornelas, e dos vereadores Júnior Ceranto, Ronaldo Cruz Cardoso, Newton Soares, Noel do Pão e Ana Novaes, do reitor da Universidade Paranaense, Carlos Eduardo Garcia, da primeira-dama Dulce Maria Barreiros Pozzobom, secretários municipais, o delegado-chefe da 7ª Subdivisão Policial, Osnildo Lemes, representantes da Caixa e diversas autoridades locais.

LEVANTAMENTO

Neste sábado, 10, agentes comunitários de saúde de várias unidades visitarão as residências do Conjunto Sonho Meu para um levantamento sobre a população, a fim de apurar o número atual de moradores e a eventual clientela da unidade de saúde. Será feito um pré-cadastro com as famílias, reunindo dados como endereço, quantidade de pessoas, condições gerais de saúde e outras informações.

A secretária Cecília Cividini pede que os agentes sejam bem recebidos pela comunidade. “As visitas domiciliares serão realizadas para alimentar o banco de dados da unidade de saúde, a fim de nortear as ações e atendimentos necessários”, disse. “Pedimos que a população receba bem aos nossos agentes de saúde, que estarão a trabalho pelo bem de todos”, reforçou a secretária.

Fonte:

Deixe seu comentário