Portal da Cidade Umuarama

Mudança

Tenda Covid fará testes rápidos antes de encaminhar paciente para consulta

O novo esquema de triagem deve reduzir sensivelmente a emissão de atestados de afastamento do trabalho

Publicado em 26/01/2022 às 08:34

O Ambulatório de Síndromes Gripais passou a realizar exclusivamente exames antígenos, os chamados testes rápidos (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

O Ambulatório de Síndromes Gripais passou a realizar exclusivamente exames antígenos, os chamados testes rápidos. De acordo com a nova estratégia de atendimento, todos os que chegarem até a Tenda Covid serão diretamente encaminhados para testagem, que apresenta o resultado em 15 minutos. Apenas quem receber resultado positivo vai entrar para atendimento; os outros serão encaminhados a unidades básicas de saúde ou dispensados.

Além de dar agilidade ao processo de atendimento ao cidadão, o novo esquema de triagem deve reduzir sensivelmente a emissão de atestados de afastamento do trabalho. “Para se ter uma ideia, foram realizados mais de 10 mil atendimentos nos últimos dias em Umuarama. Deste total, 3.800 foram diagnosticadas com a doença (cerca de 40%), ou seja, felizmente a maioria das pessoas que procura por atendimento médico aqui não tem covid-19”, conta Herison Cleik da Silva Lima, secretário municipal de Saúde.

Ele observa que há um número ‘muito expressivo’ de pessoas não tem sequer um sintoma de gripe e, mesmo assim, vai até o Ambulatório buscando fazer exame. “Algumas pessoas contam que não tiveram contato com um ninguém positivado, dizem simplesmente que ‘estão desconfiando’, mas não apresentam sintomas gripais. Se o atendente diz que ele não vai ser encaminhado para teste, eles ficam bravos, se revoltam, alguns chegam até ser agressivos”, conta.

O município tem testes antígenos swab (cotonete) suficientes para atender à grande demanda registrada desde o início do mês. Porém, o secretário de Saúde apela à população para que só busque atendimento no Ambulatório de Síndromes Gripais caso tenha sintomas. “Vale destacar que não adianta fazer o exame no primeiro dia de sintoma. É preciso aguardar pelo menos três dias para diagnosticar a infecção”, indica Lima.

Fonte:

Deixe seu comentário