Portal da Cidade Umuarama

Boletim

Sesa confirma primeiro caso de Covid-19 em Umuarama e descarta mais 8 suspeitos

Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que possivelmente contraiu o coronavírus durante uma viagem recente ao exterior

Publicado em 27/03/2020 às 05:59

Umuarama conta agora com 49 notificações, uma positiva, 16 descartadas e 32 pessoas seguem com suspeita de infecção, monitoradas (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou na tarde desta sexta-feira, 27, o primeiro caso positivo de Covid-19 em Umuarama. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que possivelmente contraiu o coronavírus durante uma viagem recente ao exterior – ele passou cerca de 30 dias nos Estados Unidos, México e no Paraguai. O caso havia sido notificado no último dia 22.

O mesmo informe descartou mais 8 casos suspeitos que estavam sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde. Desta forma, Umuarama conta agora com 49 notificações, um positivo, 16 descartados e 32 pessoas seguem com suspeita de infecção, monitoradas pelo sistema de saúde do município. Todas as pessoas com suspeita de infecção estiveram em outros Estados e países que registram alto índice de contaminação.

“Sabíamos que este momento chegaria, pois a pandemia tem se alastrado por todas as regiões do país, apesar das medidas preventivas adotadas por Estados e municípios. O momento é de reforçar as ações e o nível de alerta à população, para conter a circulação do vírus, que já está em nossa cidade”, orientou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

No entanto, não há motivo para pânico. O prefeito Celso Pozzobom disse que o município está tomando todas as medidas possíveis de prevenção e atualizando as ações conforme a evolução do quadro. De acordo com decretos do Executivo, o comércio deve permanecer fechado até a próxima segunda-feira, 30, as aglomerações e reuniões populares estão proibidas e a recomendação é que a população permaneça em casa.

“Chegamos a mais um fim de semana e reforçamos o pedido que todos fiquem em casa, porque agora a situação pode se intensificar. Com a confirmação do primeiro caso e a evolução dos números, teremos de adequar as medidas em um novo decreto que será publicado neste fim de semana. Não é momento de pânico, mas de reforçar as medidas preventivas”, completou o prefeito.

Fonte:

Deixe seu comentário