Portal da Cidade Umuarama

Aviso

Serviços de Saúde vão atender em período integral no dia 6 de abril em Umuarama

Apesar de ser ponto facultativo, devido à Sexta-Feira Santa, Secretaria de Saúde decide não fechar unidades de saúde

Publicado em 31/03/2023 às 09:35
Atualizado em

Saúde não quer sobrecarregar o Pronto Atendimento (PA), lembrando que ele é destinado exclusivamente a atendimento de casos graves (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

O Decreto 030/2023, publicado no dia 27 de janeiro, estabelece os pontos facultativos que a Prefeitura de Umuarama terá durante este ano. E o item III fala sobre o dia 6 de abril de 2023, estabelecendo o horário de expediente das 8h às 12h, considerando a Sexta-Feira Santa. Porém, pensando em garantir mais atenção à população, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu que nesta data todos os órgãos de serviços em saúde vão atender em horário normal, até às 17h30.

Segundo o secretário Herison Cleik da Silva Lima, entende-se por serviços de saúde todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde), inclusive dos distritos, a Central Farmacêutica, o Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Centro de Referência Materno Infantil (CRMI), A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), o Ambulatório de Infectologia, o Serviço de Atendimento Psicológico e a própria Secretaria Municipal de Saúde. “Não queremos sobrecarregar o Pronto Atendimento (PA), lembrando que trata-se de uma unidade destinada exclusivamente a atendimento de casos graves, urgências e emergências”, observa.

Sobre os serviços essenciais que, por sua natureza não possam sofrer paralisação, o Decreto 030/2023 indica a Vigilância em Saúde, serviços funerários, varrição, coleta de lixo, Guarda Municipal e Agentes de Autoridade de Trânsito, que funcionarão normalmente. “A Secretaria Municipal de Educação segue o calendário escolar e, como já previsto, as escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) vão abrir normalmente, com aulas pela manhã e à tarde”, pontua a secretária Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso.

Fonte:

Deixe seu comentário