Portal da Cidade Umuarama

UBS/PA

Secretaria de Saúde realizou quase 140 mil consultas até outubro

Faltou pouco para que toda a população, proporcionalmente, tenha passado por algum dos postos de saúde

Publicado em 04/12/2017 às 08:49

Pronto Atendimento Municipal acrescentou ao volume total mais 57.409 atendimentos (Foto: José A. Sabino)

A Secretaria da Saúde de Umuarama divulgou na última semana um balanço do atendimento prestado à população, de janeiro a outubro deste ano. Os números impressionam. Foram 82.223 consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e distritos, clínicas de apoio e Estratégia Saúde da Família (ESF). “Faltou pouco para que toda a população de Umuarama, proporcionalmente, tenha passado por algum dos nossos postos de saúde. O mais importante é que, apesar desse volume, o número de reclamações vem caindo de forma satisfatória. Tivemos meses com menos de 10 queixas na Ouvidoria da Saúde”, avaliou o prefeito Celso Pozzobom.

As UBS atenderam, ao longo do ano, 53.003 consultas na sede e 901 nos distritos, enquanto a ESF foi responsável por 81.269 atendimentos. Os maiores volumes de atendimento ocorreram na UBS Centro de Saúde Escola (4.926), Posto de Saúde Central (4.456) e UBS 26 de Junho, Bem Estar, Guarani, Lovat e Jardim Lisboa – todas acima da faixa dos 3 mil atendimentos. Considerando os médicos da ESF, a UBS Vitória Régia aparece à frente com 9.028 consultas realizadas, seguida pelo Posto de Saúde Central (6.158), UBS San Remo (5.920), UBS Ouro Branco (5.811), UBS Serra dos Dourados (5.708) e UBS Cohapar III (5.481). Com exceção da UBS Santa Eliza (647), todas as unidades realizaram mais de 2 mil atendimentos no ano.

O Pronto Atendimento Municipal (PA) acrescenta a esse volume mais 57.409 atendimentos, prestados entre janeiro e outubro deste ano, com um bom índice de satisfação. “Basta ver o número de reclamações, que vem caindo mês a mês, enquanto cada vez mais pacientes manifestam satisfação e agradecimento por ter sido socorridos com humanização, tratando e resolvendo seus problemas emergenciais ou estabilizando-os até o atendimento especializado”, acrescentou a secretária da Saúde, Cecília Cividini.

“Se os atendimentos do PA forem somados às 82.223 consultas das UBS, teremos 139.632 consultas realizadas. Sabemos que muitos pacientes foram várias vezes aos postos de saúde, mas com esse volume temos mais de uma consulta por habitante de Umuarama até outubro, e ainda restam dois meses para acrescentar à estatística”, emendou o prefeito Pozzobom.

Por outro lado, 96.851 procedimentos odontológicos foram realizados de 1º de janeiro a 31 de outubro, com 15.853 pacientes atendidos. Os destaques em volume de atendimentos são o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), com 14.977 procedimentos em 1.425 usuários, e o Posto de Saúde Central (2.757 pacientes e 9.906 procedimentos). Também foram realizados volumes expressivos de atendimentos no Centro de Saúde Escola – que funciona dentro do campus sede da Universidade Paranaense (Unipar) – e nas UBS da Cohapar III, Parque Vitória Régia, Conjunto 26 de Junho, Primeiro de Maio e Parque Industrial, entre as 20 unidades de saúde que contam com serviços odontológicos.

Mulher e criança

Outra unidade que realizou um número expressivo de atendimentos foi o Centro de Referência em Atendimento Materno e Infantil (CRMI), inaugurado nesta administração, lembra a secretária Cecília Cividini. “Em poucos meses de funcionamento, concentrando o atendimento às gestantes, mulheres e crianças recém-nascidas, o centro ofertou mais de 18 mil consultas e a maioria foi aproveitada. Infelizmente, cerca de 900 pessoas perderam a consulta. Isso representa prejuízo para o município, que paga pelo atendimento, e também incômodo para outras pacientes que deixam de ser atendidas ou que precisam esperar um tempo a mais pela consulta”, lamentou.

Durante todo o ano, o CRMI disponibilizou 18.657 consultas e 913 foram perdidas ou canceladas. “Mesmo com o grande número de faltantes, podemos notar que o centro vem prestando um grande trabalho, com atenção especializada às mulheres, às grávidas e crianças. É um segmento sensível da nossa população que não tinha essa referência e agora tem atendimento à altura das suas necessidades, com profissionais capacitados, ótima estrutura e conforto”, acrescentou o prefeito Celso Pozzobom.

Fonte:

Deixe seu comentário