Portal da Cidade Umuarama

saúde

Saúde oferece testes rápidos no Dia dos Namorados em Umuarama

Nesta terça-feira (12), foram oferecidos testes rápidos para diagnóstico de aids (HIV), sífilis e hepatites B e C

Publicado em 12/06/2018 às 04:07

Como na maioria das doenças, quando iniciado nos estágios iniciais o tratamento é muito mais eficiente e reduz os efeitos sobre os pacientes (Foto: Tiago Boeing/ PMU)

O Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde está realizando orientações e testes rápidos para jovens, em alusão ao Dia dos Namorados – comemorado em 12 de junho. Nos últimos dias 5 e 6, palestras foram apresentadas para os funcionários da Copel, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat 2018) da companhia.

Nesta terça-feira (12), foram oferecidos testes rápidos para diagnóstico de aids (HIV), sífilis e hepatites B e C, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Posto de Saúde Central, das 8h às 16h. O próximo evento será no dia 21, na Casa da Sopa, para os frequentadores que quiserem tirar dúvidas e realizar os exames. “O objetivo dessa campanha é divulgar os problemas decorrentes dessas doenças mas, principalmente, identificar precocemente possíveis casos e reforçar a prevenção, que é o melhor tratamento”, disse o coordenador do ambulatório, Fábio Barzon.

Como na maioria das doenças, quando iniciado nos estágios iniciais o tratamento é muito mais eficiente e reduz os efeitos sobre os pacientes. “Mesmo quando não há a possibilidade de cura, um bom acompanhamento e o tratamento bem feito garante uma boa qualidade de vida para as pessoas. Por isso, o município investe na orientação (com campanhas, palestras e impressos), na prevenção e oferece os testes rápidos para identificar possíveis casos o quanto antes”, acrescentou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini. 

Fonte:

Deixe seu comentário