Portal da Cidade Umuarama

Sensibilização

Saúde mental será tema de ações na campanha Janeiro Branco em Umuarama

Mobilização integrará unidades básicas e contará com uma ação mais ampla no dia 24, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II)

Publicado em 23/12/2019 às 03:40

A campanha se dedicará a colocar a saúde mental em máxima evidência, em nome da prevenção ao adoecimento emocional (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Saúde Mental, realizará no próximo mês a campanha Janeiro Branco: Por uma cultura de Saúde Mental.

“Não se trata de uma campanha colocada pelo Ministério da Saúde, mas devido à sua importância tem ganhado grande visibilidade em algumas regiões, chegando a tornar-se lei em municípios e Estados”, disse a psicóloga Cátia Faquinete, coordenadora de Saúde Mental em Umuarama.

Desta forma, ao longo de janeiro a equipe trabalhará com a temática nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no dia 24/1 será realizada uma ação mais ampla no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), reunindo alguns parceiros na execução de várias atividades ao longo do dia. 

O Janeiro Branco é uma campanha dedicada a levar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito de cada um, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e comportamentos.

“A campanha se dedica a colocar saúde mental em máxima evidência, em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade”, reforça a psicóloga. 

A campanha busca ainda sensibilizar as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas e os poderes constituídos em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhadas em valorizar e atender às demandas individuais e coletivas, direta ou indiretamente, relacionadas aos universos da Saúde Mental.

Fonte:

Deixe seu comentário