Portal da Cidade Umuarama

Alzheimer

Saiba o que é mito e o que é verdade em relação ao Alzheimer

A estimativa é de que, no mundo inteiro, 47 milhões de pessoas sofram da doença a cada ano

Publicado em 19/09/2018 às 08:51
Atualizado em

Atividades certas ajudam no combate ao Alzheimer (Foto: Portal da Cidade)

O dia 21 de setembro é considerado Dia Mundial do Alzheimer, segundo a Organização Mundial de Saúde, Alzheimer é a forma mais comum de demência, responsável por 60% a 70% dos casos. A estimativa é de que, no mundo inteiro, 47 milhões de pessoas sofram de demência e, a cada ano, cerca de 10 milhões de novos casos sejam registrados. A doença não tem cura, porém e possível trabalhar em sua prevenção de diversas formas e manter a mente ativa é uma delas.

Com o surgimento de cada vez mais casos a doença ainda gera dúvidas em boa parte da população. Em parceria com o SUPERA, o Portal da Cidade Umuarama traz um texto completo sobre os principais mitos e verdades acerca do assunto, respondidos pela Dra Ana Luísa Rosas, neurologista.

As demências são doenças apenas de pessoas idosas

MITO – As demências afetam predominantemente as pessoas com mais idade, mas eventualmente podemos ter esse diagnóstico precoce em pessoas com menos de 60 anos. Além da demência de Alzheimer, existem ainda as vasculares, as frontais (essas costumam acontecer em pessoas mais jovens).

Alzheimer já tem cura

MITO – Infelizmente, a Doença de Alzheimer ainda não tem cura. Os medicamentos ajudam a controlar alguns sintomas comportamentais e fazer com que a progressão da doença fique um pouco mais lenta, porém, não impedem o seu avanço.

Quem tem Alzheimer não consegue compreender o que se passa ao seu redor

MITO – Depende muito da fase da doença em que o paciente se encontra. Em fases iniciais e até mesmo em alguns períodos da fase moderada, alguns pacientes são absolutamente capazes de entender o que se passa – claro que talvez não integralmente, mas não estão tão alheios assim como se pensa. A medida que a doença vai avançando, e o paciente vai caminhando para uma fase mais grave, aí sim, a capacidade de entendimento, a compreensão das situações e a maneira de lidar com elas vão se deteriorando.

O primeiro sintoma do Alzheimer é sempre a perda da memória

MITO – Embora na maioria das vezes a reclamação mais frequente seja relacionada à memória, raramente este é o primeiro sintoma. Os primeiros sinais normalmente são relacionados à comportamento ou de linguagem.

Praticar atividade física é importante para pessoas com Alzheimer

VERDADE – A prática de atividades físicas pode retardar o aparecimento da doença, além de amenizar os sintomas e, com isso, a qualidade de vida do paciente. 

Doença de Alzheimer acomete mais mulheres

VERDADE – Porém, não se trata de genética. A explicação tem mais a ver com um motivo muito simples: como as mulheres têm uma expectativa de vida maior do que a dos homens, evidentemente elas são mais acometidas pela doença.

Formas de prevenção

Quando estimulado de forma adequada, e com acompanhamento de um profissional especializado, o cérebro ativa suas conexões sinápticas e melhora suas funções. A ginástica cerebral já é reconhecida por neurologistas e recomendada para idosos que querem se manter ativos e retardar o aparecimento de sintomas de doenças como Alzheimer.

Esses exercícios podem ser feitos na SUPERA, aqui de Umuarama. Em até seis meses, os alunos deste público relatam resultados concretos ligados à memória e à qualidade de vida. Agende uma aula experimental!

SUPERA Umuarama
Avenida Paraná, 5885 - Zona III
(44) 3624.4060
Whats (44) 99166.3485
www.metodosupera.com.br

Fonte:

Deixe seu comentário