Portal da Cidade Umuarama

Reforço na Saúde

Regional de Umuarama conta com sete profissionais do projeto Covid da UEM

Grupo apoia o trabalho de epidemiologia nos municípios da região da 12ª Regional de Saúde

Postado em 18/11/2020 às 15:13 |

O projeto foi fundamental para desafogar e não sobrecarregar a equipe existente, que já tem uma demanda muito grande (Foto: UEM)

Sete profissionais da saúde estão reforçando a equipe da 12ª Regional de Saúde, em Umuarama, desde o início da pandemia. O grupo faz parte dos bolsistas do Projeto “UEM no combate ao novo coronavírus”.

Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá (PEC/UEM), Débora de Mello Gonçales Sant'Ana, a ação é coordenada pela PEC, com financiamento da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA), em parceria com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA). "Um dos braços da iniciativa é dar apoio às Regionais de Saúde nas demandas criadas pelo avanço da pandemia da Covid-19. Atuamos apoiando ações da 15ª Regional de Saúde, de Maringá; 13ª Regional, de Cianorte; e da 22ª, de Ivaiporã; além da 12ª Regional, de Umuarama".

Três técnicas de enfermagem e três enfermeiras estão atuando na recepção dos testes para Covid-19 e um técnico de enfermagem contribuindo na parte administrativa. “Todos foram treinados pela própria Regional para atender esta demanda, cumprindo protocolos oficiais do Laboratório Central. A equipe recebe as amostras, insere no sistema, armazena tudo em caixas e levam no ônibus que vai para Curitiba. Antes, o transporte estava sendo de avião (foto acima). Já o profissional da parte administrativa fica responsável por coletar todas as informações da Covid nos 21 municípios que Umuarama atende e cadastrar estes dados”, informa a coordenadora do projeto da UEM em Umuarama, a professora Juliana Scanavaca.

Para o chefe de Vigilância Epidemiológica da Regional, Marcos Rodrigo da Silva, o projeto foi fundamental para desafogar e não sobrecarregar a equipe existente, que já tem uma demanda muito grande. “Esta parceria foi fundamental para nossa regional, o setor de epidemiologia não para. Já tínhamos uma demanda muito grande com a dengue e outras doenças e a Covid veio acrescentar mais trabalho. Acabei deixando esta equipe extra do projeto focado na Covid e eles se adaptaram muito bem, trabalhando de forma objetiva e eficaz”.

A equipe - A enfermeira Nayara Viotto Barbosa Leite está no projeto desde o início e conta o trabalho minucioso que faz diariamente: “Os motoristas dos municípios pertencentes à 12ª Regional trazem as amostras acondicionadas. Realizamos as checagens, conferimos, etiquetamos, acondicionamos na geladeira e encaminhamos ao laboratório da Capital”. São duas equipes do projeto que se revezam em uma escala de 12 por 36 horas. Para a bolsista, participar do projeto foi gratificante. “Saber que estamos servindo ao Estado em um momento tão crítico, ajudando toda a uma sociedade é muito satisfatório. É uma missão de vida pra mim”.

Já o técnico de enfermagem e bolsista Eder Ferreira de Oliveira acredita que trabalhar dentro da regional foi um aprendizado muito grande. “São profissionais com bastante experiência, em várias áreas. Foi um prazer pra mim”. Como Eder trabalha na parte administrativa, o grande desafio, segundo ele, foi conhecer e se familiarizar com o sistema de dados. “É um trabalho e uma rotina que envolve muita responsabilidade. São informações importantes. O projeto, como um todo, é grandioso e vemos os esforços de todos os envolvidos – regional, bolsistas e o Estado – para fazer um trabalho de excelência”.

Equipe de epidemiologia:

Nayara Viotto Barbosa Leite - enfermeira

Rosilaine Aparecida dos Santos - enfermeira

Sabrina Ferre - enfermeira

Glaucia Salca Peixoto de Oliveira - enfermeira

Claudia Maria Regina - técnica de enfermagem

Eder Ferreira de Oliveira - técnico de enfermagem

Elaine Cristina de Araujo - técnica de enfermagem

Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário