Portal da Cidade Umuarama

Saúde

Quase 600 consultas para ortopedia foram disponibilizadas em dois meses

O atendimento em sistema de mutirão deve continuar em áreas que contam com muita demanda represada

Publicado em 10/09/2018 às 07:20

A secretaria contratou sete ortopedistas para atender aos pacientes que foram avisados por telefone (Foto: Tiago Boeing)

Embora mais de 30% dos pacientes com consultas agendadas não tenham comparecido, o esforço concentrado que a Secretaria Municipal de Saúde realizou – entre julho e agosto deste ano – reduziu consideravelmente a espera por atendimento na área de ortopedia: 395 pessoas que aguardavam consultas foram atendidas, em um total de 592 agendamentos.

A secretaria contratou sete ortopedistas para atender aos pacientes – que foram avisados por telefone – em quatro datas marcadas com antecedência: os dias 14 e 28 de julho, 11 e 25 de agosto. “O objetivo foi atender ao maior número possível, por isso foram agendadas cerca de 600 consultas e quase 400 pacientes foram consultados. Infelizmente, 197 pessoas que estavam na lista não comparecerem. Alguns tiveram motivos justificáveis, mas boa parte simplesmente faltou à consulta”, lamentou a secretária da Saúde, Cecília Cividini.

Os números foram divulgados pelo enfermeiro auditor da Divisão de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Saúde, Edilson Rodrigues Albuquerque. As consultas foram realizadas no Centro de Especialidades Médicas (CEM). O prefeito Celso Pozzobom acompanhou os atendimentos e elogiou o esforço da Secretaria de Saúde para reduzir a espera por consultas em uma área que a Prefeitura sempre teve dificuldade de atender a demanda.

“O esforço foi válido e a população, que merece atendimento rápido e de qualidade, é a maior beneficiada. Pena que 33,2% dos pacientes simplesmente não apareceram para a consulta. Temos de apurar os motivos dessa ausência e tentar antecipar as desistências, para remanejar as consultas e atender mais pacientes”, afirmou Pozzobom.

De acordo com a secretária de Saúde, o atendimento em sistema de mutirão – com vários médicos atendendo ao mesmo tempo – deve continuar em áreas que contam com muita demanda represada. “Mas é importante que as pessoas compareçam, pois não sabemos quando será possível aumentar o número de consultas, novamente. A desistência com consulta marcada pode representar um tempo a mais na fila de espera”, completou Cecília Cividini.

Fonte:

Deixe seu comentário