Portal da Cidade Umuarama

Saúde

Quarta-feira tem vacinação contra covid em todas as UBS de Umuarama

O horário de atendimento nas UBS é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 e é preciso levar documentos de identificação com foto

Publicado em 06/12/2022 às 15:30

Serão disponibilizadas doses 1 e 2 para crianças de 3 a 11 anos, com e sem comorbidades (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

A Secretaria de Saúde de Umuarama acaba de divulgar o cronograma de vacinação para esta quarta-feira (7), informando que haverá imunizantes para todas as idades – à exceção da Pfizer Baby, dirigida a bebês de 6 meses a 3 anos incompletos. Para as crianças a imunização será centralizada na UBS Centro Saúde Escola (na Unipar sede) e para adultos em todas as unidades de saúde (menos na CSE e nos distritos).

O horário de atendimento nas UBS é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 e é preciso levar documentos de identificação com foto (no caso de menores de idade os pais ou responsáveis devem apresentar documentos pessoais e da criança), além da carteirinha de vacinação. Segundo Lilia Simeire da Silva Hidalgo, coordenadora do setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, as vacinas serão aplicadas enquanto houver doses disponíveis em cada unidade de saúde. “Caso a pessoa chegue à UBS e já não tenha mais doses, ela pode procurar outra unidade de saúde ou aguardar até sexta-feira (9)”, informou.

Serão disponibilizadas doses 1 e 2 para crianças de 3 a 11 anos, com e sem comorbidades. “Também faremos a imunização de todas as pessoas com idade acima de 12 anos, disponibilizando doses 1, 2, 3 (1° reforço), 4 (2° reforço e reforço adicional), com Astrazeneca, Pfizer, Janssen ou Coronavac. Lembramos que as datas estão anotadas nas carteirinhas e qualquer dúvida a pessoa pode entrar em contato com a sua unidade de saúde”, observou.

O secretário de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, comentou que as vacinas estão sendo encaminhadas da Sesa para a 12ª Regional de Saúde todas as semanas. “A Regional nos repassa os imunizantes todas as quintas-feiras e a procura tem sido boa nos últimos dias – em média 300 pessoas. Para se ter uma ideia, na última semana (28 de novembro e 5 de dezembro) foram aplicadas 1.250 doses, sendo 76 pediátricas”, detalhou.

Porém o secretário chama a atenção da população que não está buscando pela quarta dose, também chamada de dose adicional. “É muito importante completar o esquema vacinal porque, com todas as vacinas em dia (ciclo completo), conseguimos diminuir de forma considerável os casos graves, que levam à internação e que levam à morte”, detalha.

Fonte:

Deixe seu comentário