Portal da Cidade Umuarama

Saúde

Projeto batalha por medicamentos para pacientes com câncer em Umuarama

Proposta é informar o paciente sobre seus direitos e oferecer assessoria jurídica para conseguir medicamentos de alto custo

Publicado em 23/07/2018 às 07:33

Equipe do projeto Borboletas (Foto: Unipar)

Focado na melhoria de vida da comunidade surgiu na Unidade de Ensino da Unipar Umuarama o projeto de extensão Borboletas, idealizado pela professora Fernanda Garcia Velasquez, do curso de Direito. Coordenado por ela e desenvolvido com advogados voluntários e acadêmicos, o projeto tem o intuito de atender pessoas doentes que necessitam de medicamentos de alto custo que não são cobertos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A equipe do Borboletas também informa sobre os direitos dos pacientes, que muitas vezes desconhecem, e acompanha todo o trâmite da ação jurídica para obtê-los, de forma gratuita. “Já ultrapassamos a 50 processos e vários estão em andamento”, orgulha-se a professora Fernanda. Com ela, atuam no projeto três advogados voluntários – Juca Morais, Douglas Eduardo Santana da Silva e Larissa Broch – e o estagiário Rafael Costa Lis, do 4º ano de Direito.

Os pacientes são encaminhados pela Uopeccan, médicos ou assistentes sociais da região. Segundo a professora, o nome Borboletas foi inspirado na transformação intensa e difícil que o paciente com câncer vivencia em seu tratamento, assim como seus familiares. “É uma luta constante, um processo muito difícil de enfrentar e, então, com o tratamento e a cura, a pessoa liberta-se para uma nova vida e um novo olhar”, elucida. Por lidar com casos delicados, a equipe precisa oferecer um atendimento humanista, com respeito e carinho, para quem está nessa situação.

A sede do projeto Borboletas fica na Unidade Básica de Saúde da Unipar. O atendimento a pacientes acontece às quintas-feiras, entre às 14 e 16 horas. Agora a equipe espera que, com a reabertura da Casa de Apoio da Uopeccan, mais pacientes sejam auxiliados pelo projeto.

Fonte:

Deixe seu comentário