Portal da Cidade Umuarama

Regional

Profissionais da saúde recebem capacitação para prevenção da sífilis

Evolução da sífilis nos últimos anos ligou o sinal de alerta das autoridades em saúde

Publicado em 04/12/2017 às 05:38

Em 2017 já foram diagnosticados 71 casos de sífilis em Umuarama, um número relativamente alto (Foto: José A. Sabino)

O Ambulatório de Infectologia da Secretaria de Saúde de Umuarama, em parceria com a 12ª Regional de Saúde, realiza nesta segunda-feira (4) no Anfiteatro da Prefeitura, uma capacitação para prevenção, controle e redução da incidência de sífilis. O evento envolverá profissionais da área de saúde de todos os 22 municípios que integram a Regional.

Foram convidados médicos, enfermeiros, auxiliares e demais servidores envolvidos com a saúde pública de cada município. Os palestrantes foram treinados durante maio desde ano em Maringá e vão utilizar a capacitação para multiplica os conhecimentos nessa segunda, preparando os participantes para o enfrentamento no avanço dos casos de sífilis. “Esse treinamento é importante para que possamos juntos diminuir o índice da doença, que vem crescendo nos últimos anos. No biênio anterior (2015 e 2016) tivemos quase 120 casos confirmados”, informou o coordenador do Ambulatório de Infectologia, Fábio Higino Barzon.

A secretária da Saúde, Cecília Cividini, acrescenta que em 2017 já foram diagnosticados 71 casos da doença em Umuarama, um número relativamente alto, comparado às estatísticas de anos anteriores. “Precisamos concentrar esforços na cidade e na região para que possamos diminuir esse índice no próximo ano. Essa situação não pode fugir do controle, porque os riscos para a população em geral acabariam sendo potencializados”, afirmou.

A evolução da sífilis nos últimos anos ligou o sinal de alerta das autoridades em saúde. Em 2012 foram registrados 8 casos em Umuarama; no ano seguinte, o número saltou para 31; já em 2014, foram 48 casos; em 2015, 59 pessoas tiveram a doença; e no ano passado, foram 58 as confirmações. A forma de transmissão da sífilis é o contato íntimo desprotegido, sem camisinha, com uma pessoa contaminada com a doença.

Para mudar esta realidade, a Secretaria de Saúde realizará a capacitação dos profissionais nesta segunda-feira, com a seguinte programação:

8h - Abertura

8h30 às 11h - Manejo clínico da sífilis com o médico Ricardo Perci, infectologista do Ambulatório de Infectologia de Umuarama

11h às 12h - Sífilis congênita, com a médica Luciana Barcaro, da 12ª Regional de Saúde

13h30 às 14h30 - Indicações do Teste Treponêmico e Não Treponêmico, com a enfermeira Patrícia Ezequiel, do município de Iporã

14h30 às 15h30 - Fluxograma de seguimento sífilis, questões com leitura e discussão, com as enfermeiras Mara Querato (Cruzeiro do Oeste), Rosângela Strazza (Icaraíma) e Caroline Fernandes, do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa)

15h30 às 16h30 - Considerações sobre notificação da sífilis / fichas de notificação, com a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Umuarama, Andreia Fernanda da Silva

Fonte:

Deixe seu comentário