Portal da Cidade Umuarama

1ª fase da campanha

Procura é baixa, mas Umuarama quer vacinar 7,5 mil crianças contra a covid-19

Inicialmente a vacina foi disponibilizada para crianças 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência física permanente

Publicado em 19/01/2022 às 16:46
Atualizado em

A expectativa do município é vacinar 7,5 mil crianças na faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na manhã desta terça-feira (18) a vacinação de crianças contra a covid-19 em Umuarama. Inicialmente a vacina foi disponibilizada para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência física permanente, nas unidades de saúde Jardim Cruzeiro, San Remo e Bem-Estar.

A agente de saúde Agnes Naves chegou cedinho para vacina a filha Sofia, de 10 anos. “Sabemos da necessidade e importância da imunização das crianças. Vacina é vida e ajuda a cuidar dos nossos e dos outros”, disse a mãe. “Nada como ter a minha filha protegida dessa doença”, completou.

Para o secretário Herison Lima, é importante realizar o pré-cadastro on-line para agilizar a vacinação. “Com isso conseguimos reduzir o tempo de espera na UBS. Mas se os pais ou responsáveis não fizerem o pré-cadastro, podem ir nas unidades que a vacina será aplicada da mesma forma”, apontou.

Embora a procura tenha sido baixa no primeiro dia – apenas 39 crianças foram imunizadas – a expectativa do município é vacinar 7,5 mil crianças na faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde. Além das portadoras de deficiência permanente e comorbidades, de 5 a 11 anos, nesta quarta-feira, 19, também estão sendo vacinadas crianças de 11 anos sem comorbidades.

“Basta procurar uma das unidades onde a vacina está disponível, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h, levando o cartão de vacina da criança, que deverá estar acompanhada do pai, mãe ou responsável legal”, orienta o secretário. Em caso de comorbidade, é necessário apresentar atestado médico.

Comorbidades

Conforme o 77º Informe Técnico da Secretaria de Enfrentamento à Covid-19, do Ministério da Saúde, as comorbidades prioritárias para vacinação são Diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (har), estágio 3 e estágios 1 e 2 com lesão em órgãos-alvo, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale ou hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas ou renais crônicas, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, Síndrome de Down e cirrose hepática.

Fonte:

Deixe seu comentário