Portal da Cidade Umuarama

Obra

Primeira etapa da construção do novo prédio do Cisa é iniciada

Atualmente a sede do Cisa conta com pouco mais de 1.700 m2, para atender pacientes de 20 municípios da região

Publicado em 29/06/2018 às 06:42
Atualizado em

No novo prédio também serão instalados todos os consultórios do Centro de Especialidades Odontológicas (Foto: Cisa)

As estacas da fundação do novo prédio do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa-Amerios) começaram a ser fixadas no início desta semana. Na primeira etapa serão construídos 1. 860 m2 correspondentes a infraestrutura básica do novo primeiro andar.

O projeto inicial precisou de ajustes. “Não é um atraso propriamente dito. O projeto foi todo revisto para um melhor aproveitamento do terreno. Nosso objetivo é que todos os serviços do Cisa-Amerios sejam concentrados em um só local para que possamos sair definitivamente do aluguel”, disse o presidente Luis Carlos Borges Cardoso, que supervisionou o início das obras, na tarde desta quinta-feira (28).

O projeto com os ajustes foi aprovado pela auditoria da Caixa Econômica Federal. Parte do recurso, cerca de R$ 1,7 milhões, oriundo do Ministério da Saúde, através de Emenda Parlamentar do deputado federal Osmar Serraglio, já foi liberado.

“Projeto e terreno estão de acordo com as especificações e foram aprovados pela Caixa Econômica Federal (CEF). Assim uma parte dos recursos foi liberada e as obras podem começar”, disse o engenheiro da CEF, Marlon Silva que veio de Curitiba para inspecionar o início das obras.

São responsáveis pela construção, o engenheiro Fabio Colletto, da construtora PGC Engenharia de Obras Ltda., e o arquiteto Rodolfo Camilo JR., da Q1 Arquitetura, empresas licitadas pelo Cisa-Amerios.

Primeira etapa

A colocação das estacas escavadas é uma das etapas mais importantes da obra. “Estamos reforçando o muro de contenção na divisa com o prédio vizinho e fixando as estacas escavadas. Após essa etapa, a construção, propriamente dita, começa a ser erguida”, explicou o engenheiro Fabio Colletto.

A projeção é que a obra completa, com 5.454,75 m2 custe em torno de R$ 7 milhões. Atualmente a sede do Cisa conta com pouco mais de 1.700 m2, para atender pacientes de 20 municípios da região, em várias especialidades médicas e odontológicas. São aproximadamente 500 atendimentos por dia, 12 mil por mês.

Quando estiver pronta, a nova sede do Cisa-Amerios irá abrigar 28 novos consultórios e estruturas como: ambulatório de feridas, salas de pequenas cirurgias, ambulatório de ortopedia, ambulatório de doenças crônicas (hipertensão e diabetes), atendimento ao neonato de alto risco, ambulatório do idoso frágil, entre outras.

No novo prédio também serão instalados todos os consultórios do Centro de Especialidades Odontológicas.

O Cisa-Amerios conta com três outros locais de atendimento alugados em Umuarama: O CAPS/CISA, Ambulatório de Consultas e Ambulatório do Idoso de Risco. “Além de sair do aluguel, o objetivo é centralizar todos os serviços em um só lugar, com instalações adequadas e confortáveis para profissionais de saúde e pacientes”, ressaltou o presidente.

Fonte:

Deixe seu comentário