Portal da Cidade Umuarama

Marcha

Presidente do Cisa reivindica aumento de recursos federais para consórcios

Luis Cardoso está retornando de Brasília trazendo avanços sobre a participação Federal no custeio dos consórcios de saúde

Publicado em 10/04/2019 às 21:54

Um dos avanços importantes obtidos no evento foi a criação da Frente Parlamentar dos Consórcios (Foto: Cisa-Amerios)

O presidente da Associação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Paraná– Acispar, do Consórcio Intermunicipal de Saúde Cisa-Amerios e prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso, está retornando de Brasília nesta quinta-feira (11), trazendo avanços nas negociações sobre a participação do Governo Federal no custeio dos consórcios de saúde Paraná e também de todo o Brasil.

Cardoso participa da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada entre 8 e 11 de abril em Brasília. Um dos avanços importantes obtidos no evento foi a criação da Frente Parlamentar dos Consórcios, durante reunião temática com parlamentares e prefeitos que também são presidentes de consórcios de todo o Brasil.

Segundo o representante paranaense, a Frente vai facilitar e ampliar o debate sobre a importância dos Consórcios no Congresso Nacional, permitindo a criação de novas leis e a ampliação dos investimentos no setor.

 “Atualmente, os municípios arcam com cerca de 70% do custeio dos consórcios de saúde, enquanto a contrapartida do Governo Federal não chega a 20%”, disse Cardoso durante a reunião. A realidade é semelhante em praticamente todas as regiões do país.

A deputada federal do Paraná, Luisa Canziani (PTB), integra a Frente Parlamentar dos Consórcios, que será presidida pelo deputado federal Geninho Zuliani, do DEM de São Paulo. “Foi firmado um compromisso de realizar um trabalho em prol dos consórcios de todo o Brasil. Como representante dos Consórcios de Saúde do Paraná, vamos cobrar esse compromisso e lutar por mais recursos para a saúde, pois os municípios estão sobrecarregados e, ainda assim, não estamos dando conta da demanda”, disse prefeito.

Encontro com o ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta recebeu Cardoso e mais uma comissão de prefeitos e presidentes de Consórcios de Saúde do Paraná, durante a Marcha. Nas negociações, o Mandetta disse que o Ministério está lançando novos editais para contratar profissionais para ocupar as vagas que ainda estão abertas devido ao fim do Programa Mais Médicos.

O Ministro afirmou também que é solidário com as pautas dos Consórcios de Saúde e que analisará a questão com afinco. Para Cardoso, o mais importante neste momento foi a abertura que o encontro proporcionou. “Ter um diálogo aberto com o Congresso e com o Ministério da Saúde é fundamental para que nossas demandas sejam ouvidas e atendidas. A Marcha deste ano foi muito proveitosa neste sentido e agora é trabalhar e lutar para que não fique só no discurso”, destacou.

Também participaram do encontro com o Ministro da Saúde, o prefeito de Coronel Vivida e presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Frank Ariel Schiavini, o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel e o prefeito de Balsa Nova, Luiz Claudio Costa.

Fonte:

Deixe seu comentário