Portal da Cidade Umuarama

Atenção

Prefeitura de Umuarama alerta sobre tentativa de golpe em nome da Saúde

Golpista alega que há denúncias contra a empresa e envia um código de sms para o telefone do empresário

Publicado em 26/11/2021 às 18:06 |

A prática é conhecida entre os especialistas em segurança digital como phishing, termo em inglês que remete a ‘pescar’, e é um dos golpes mais comuns da internet (Foto: Assessoria)

Uma empresária denunciou que havia sofrido tentativa de golpe, realizada por telefone em nome da Secretaria de Saúde de Umuarama. Um homem se identificou como ‘Braian Luan’ e alegou que havia denúncias contra empresa (do ramo de açaí) e que enviaria um código por SMS para o celular da vítima, que deveria enviar de volta o número recebido.

A empresária relatou ainda que ‘Braian Luan’ ligou na tarde de um domingo, fato que só contribuiu para gerar desconfiança de que se tratava de um golpe. “Primeiro ele falou com meu funcionário, disse que as denúncias seriam de que nossa equipe estaria atendendo o público sem utilizar máscara, que era uma infração gravíssima e que ‘a Secretaria’ poderia até fechar o estabelecimento. Então eu peguei o telefone e ele novamente repetiu tudo, em tom de ameaça. Ele realmente enviou um código por SMS e quando eu disse que procuraria a Secretaria de Saúde para me informar, ele se exaltou e disse: ‘Depois que seu comércio for fechado, você não reclama’ e desligou”, conta.

A prática é conhecida entre os especialistas em segurança digital como phishing, termo em inglês que remete a ‘pescar’, e é um dos golpes mais comuns da internet. Esse código enviado rouba dados do computador ou celular de quem acessa. Esse código enviado rouba dados do computador ou celular de quem acessa, crime virtual que tem aumentado expressivamente no Brasil.

Segundo Valdemir Santos da Silva, coordenador do Serviço de Vigilância Sanitária, os empresários precisam estar atentos para tentativas de golpe. “A Vigilância Sanitária não age desta maneira, por telefone. E muito menos enviamos qualquer código ou arquivo para ser baixado via telefone celular. Nossos agentes, fiscais e demais profissionais só atuam de forma presencial”, detalha, acrescentando que os empresários que tiverem dúvida sobre questões envolvendo os serviços da Vigilância Sanitária devem entrar em contato pelos telefones (44) 3906-1012 e (44) 3906-1145.


Querendo trocar de carro?
Acesse os classificados de veículos em Umuarama


Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias