Portal da Cidade Umuarama

Precariedade

Pacientes de Umuarama relatam humilhação em casa de apoio na capital do Estado

Indignação generalizada pode levar prefeitura a realizar nova vistoria e reavaliar parecer de comissão

Publicado em 09/01/2020 às 05:54
Atualizado em

Precariedade e atendimento "fora dos padrões" são algumas das conclusões dos pacientes umuaramenses a respeito do local (Foto: Reprodução/redes sociais)

A Casa de Apoio Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Jardim Botânico, na capital do Estado, está no centro de uma polêmica. Vencedora de uma licitação da prefeitura de Umuarama, vem sendo alvo de seguidas críticas por parte de pacientes do noroeste, que reclamam de "más condições" e situações que consideram "humilhantes".

" Estamos lutando para que seja anulada uma licitação onde nos tiraram da casa de apoio Ideal, em Curitiba, casa de excelente qualidade, para nos colocar numa pocilga", postou uma paciente.

Vídeos e imagens ganharam grande repercussão nos últimos dias. Em uma das manifestações de indignação, moradores das imediações se compadecem com a situação de uma paciente impedida de ter acesso à cozinha, que está trancada, e sequer de sair do local durante à noite, pois o portão frontal está na mesma situação. Uma mulher compra uma garrafa de água mineral e repassa para a denunciante.


Após vários pareceres indignados, a prefeitura de Umuarama emitiu uma nota. Confira a íntegra do teor:

"A Prefeitura de Umuarama informa que realizou – em 17/09/2019 – licitação para contratar uma casa de apoio para pacientes do município que realizam tratamento médico em Curitiba. A empresa vencedora foi a Casa de Apoio Nossa Senhora Aparecida Ldta ME, que ofereceu 4 mil diárias em alojamento e 450 diárias em quarto de isolamento pelo valor global de R$ 267 mil 498,50, pelo prazo de 12 meses. Antes de assinar o contrato, o município constituiu comissão de vistoria (portaria 2015/2019) e analisou as condições gerais de recepção, atendimento, alojamento e transporte, entre outros itens. A comissão emitiu relatório atestando que a empresa cumpriu com as exigências e requisitos do edital de licitação. Após a vistoria a licitação foi homologada e o contrato entrou passou a vigorar em 02/01 deste ano.

A casa serve de apoio para pacientes que não têm condições de se hospedarem por conta própria durante o período de tratamento médico na capital do Estado. Como não foi possível prorrogar o contrato anterior foi necessária a licitação – vencida pela empresa que apresentou a melhor proposta financeira, atendendo aos critérios do edital – e a mudança levantou questionamentos, por parte de alguns usuários. Diante de reclamações quanto à qualidade na prestação do serviço a Secretaria Municipal de Saúde fará uma nova avaliação para tomar providências, caso necessário".

Fonte:

Deixe seu comentário