Portal da Cidade Umuarama

SAÚDE

Outubro Rosa oferece orientações e exames para a mulher nos postos em Umuarama

As ações destacam a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero

Publicado em 22/10/2019 às 07:46
Atualizado em

O Posto de Saúde Central teve o ‘Dia D’ do Outubro Rosa e realizou orientações e coleta de exames. (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

A campanha Outubro Rosa está entrando na reta final. Desde o início do mês, todas as unidades da Secretaria Municipal de Saúde estão oferecendo orientações, exames e atividades para as mulheres, destacando a importância da prevenção em saúde – especialmente em relação ao câncer de mama e de colo de útero. 

Neste domingo (20), o Posto de Saúde Central teve o ‘Dia D’ do Outubro Rosa. A unidade atendeu ao público feminino das 7h às 13h com orientações em saúde, coleta de preventivo, solicitação de mamografia, testagem rápida e verificação de sinais vitais. A equipe preparou uma recepção especial às mulheres. O público da unidade também pode realizar, durante todo o mês, coleta de preventivo nas terças de manhã, quartas de manhã e à tarde e nas sextas de manhã. 

De visita à cidade, o deputado estadual e secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, visitou a unidade ao lado do prefeito Celso Pozzobom e do vereador Júnior Ceranto. “A equipe das unidades caprichou na recepção e no atendimento, em todos os postos que temos visitado. A Secretaria de Saúde está de parabéns e as mulheres devem aproveitar essa oportunidade para fazer os exames e colocar a saúde em dia”, disse o prefeito. 

As ações estão presentes em praticamente todos os bairros e distritos da cidade, nas unidades básicas de saúde (UBS) e da Estratégia Saúde da Família (ESF). “É importante a população se informar sobre o cronograma de atendimento. Cada unidade tem dias e horários específicos para as ações do Outubro Rosa, incluindo o ‘Dia D’ nos finais de semana”, orientou a secretária de Saúde, Cecília Cividini. A programação pode ser consultada nas redes sociais da Prefeitura de Umuarama. 

As equipes estão realizando coleta de material para exame preventivo do câncer de colo de útero, testagem rápida, palestras diárias em sala de espera com médicos e odontologistas, orientações em saúde da mulher com enfermeiros, vídeos educativos e com alunos do curso de Enfermagem da Unipar (Universidade Paranaense), solicitação de mamografias, verificação de sinais vitais, avaliação bucal e de pele. 

Algumas unidades também oferecem maquiagem com a consultora Makiê, grupo de estética, avaliação nutricional, palestra com ginecologistas, atualização de carteira de vacina, corte de cabelo, design de sobrancelhas, alongamento, café da manhã, orientações sobre plantas medicinais e fitoterápicos, análise química de pele e orientações de cuidados básicos. 

“Para realizar a coleta de preventivo é necessário o agendamento na unidade de saúde, conforme o cronograma. A paciente deve levar documentos pessoais (RG e CPF) e também o Cartão SUS”, completa a secretária Cecília Cividini.

Fonte:

Deixe seu comentário