Portal da Cidade Umuarama

Aedes aegypti

Novo ano epidemiológico da dengue tem um caso já na primeira semana em Umuarama

De acordo com a Secretaria de Saúde, o paciente recebeu diagnóstico positivo na UBS do Conjunto Sonho Meu

Publicado em 06/08/2022 às 10:26

Em Umuarama, o último período sazonal da dengue terminou com 1.517 casos positivos (Foto: Assessoria)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou, no último domingo, o novo ano epidemiológico para acompanhamento dos casos de dengue no Paraná. Desta forma, a contagem realizada até a semana anterior foi zerada pelos municípios e um novo ciclo começou – com duração até a última semana de julho do ano que vem.

Em Umuarama, o último período sazonal da dengue terminou com 1.517 casos positivos, dentre as 3.624 notificações registradas entre agosto/2021 e julho/2022. Foram 1.512 casos contraídos no município e cinco ‘importados’ (pacientes infectados em outras cidades ou regiões). Sete pacientes tiveram dengue com sinais de alarme e três enfrentaram quadro grave da doença. Dois óbitos foram atribuídos à doença pela Sesa.

Com resultado negativo de exames ou avaliação clínica, 2.092 suspeitas de dengue foram descartadas. A doença chegou a 105 localidades do município e quase todas as unidades básicas de saúde (UBS) registraram surto de dengue – exceção apenas da UBS Bem-Estar e dos distritos de Serra dos Dourados, Vila Nova União e Roberto Silveira.

O maior volume de casos foi confirmado na UBS Centro de Saúde Escola, na região central (359) e também houve números expressivos no Jardim Panorama (194), Guarani/Anchieta (160), Posto Central (115) e Jardim Cruzeiro (102).

Nesta primeira semana do novo ano epidemiológico, um caso de dengue já foi confirmado em Umuarama. O paciente recebeu diagnóstico positivo na UBS do Conjunto Sonho Meu. O Boletim semanal emitido pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental informa que entre o último domingo (31) e sexta-feira (5) foram registradas 28 notificações de casos suspeitos em todo o município – três já foram descartadas e 24 seguem em investigação, além da primeira confirmação.

Fonte:

Deixe seu comentário