Portal da Cidade Umuarama

Crise

Norospar: ocupação de leitos pediátricos para doenças respiratórias chega a 100%

Surto de doenças respiratórias que afeta pessoas de todas as idades, principalmente crianças de zero até os 12 anos

Publicado em 31/03/2023 às 17:32

Ocupação dos leitos de pediatria da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná (Norospar), chegou a 100% (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

A ocupação dos leitos de pediatria da Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná (Norospar), chegou a 100% entre quinta (30) e sexta-feira (31), incluindo todos os convênios: SUS, planos de saúde ou particular. Não há vagas. A situação é provocada por um surto de doenças respiratórias que afeta pessoas de todas as idades, principalmente crianças de zero até os 12 anos.

Por causa da gravidade do surto, o coordenador do serviço de pediatria da Norospar, o médico Kelson Ferrarini, fará um pronunciamento na manhã deste sábado (1º) à imprensa para esclarecer dúvidas e informar a população sobre as providências que a instituição está tomando e orientar os pais.

De acordo com o coordenador de Pediatria e Neonatologia da Norospar, o médico Kelson Ferrarini, nessa época, que precede o inverno, aumenta a circulação de vírus respiratórios e doenças alérgicas em crianças e adolescentes. Prevenção – "Alertamos os pais e responsáveis para intensificar os cuidados preventivos e para ficarem atentos aos sinais de piora nos quadros de síndrome respiratória".

As crianças pequenas, de zero a cinco anos de idade, com baixa imunidade ou doenças crônicas, podem sofrer mais com as oscilações de temperatura e exigem maior atenção e cuidado.

Segundo o médico, é fundamental oferecer uma alimentação saudável às crianças, aumentando a oferta de frutas, verduras, sucos e principalmente água nessa época, mesmo que não estejam doentes. “A hidratação é fundamental nesse período, pois o ar está mais seco, favorecendo a proliferação as infecções virais”, disse.

Manter o ambiente limpo, arejado e evitar o contato com pessoas com sintomas gripais também é uma das recomendações consideradas “de ouro” pelos especialistas.

A vacinação é outro ponto indispensável quando o assunto é a prevenção das síndromes gripais. “Fiquem atentos a carteira de vacinação. Se houver vacinas pendentes, procurem a unidade de saúde mais próxima e protejam suas crianças”, recomenda o médico.

Fonte:

Deixe seu comentário