Portal da Cidade Umuarama

Prevenção

Mães recebem orientação sobre desengasgo de crianças nas UBS de Umuarama

Os casos de engasgo costumam ser corriqueiros e colocam a vida dos pequenos em risco, principalmente recém-nascidos

Publicado em 12/08/2019 às 05:51

O conhecimento das manobras de socorro ajudam a desengasgar as crianças e a salvar vidas (Foto: Tiago Boeing)

A campanha “Não Passe Sufoco” está orientando pais e mães, profissionais da área de saúde e a comunidade em geral sobre as técnicas de socorro a crianças engasgadas com líquidos ou alimentos sólidos. Lançada em 2017 pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Rádio Inconfidência AM, a campanha vem visitando todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município e tem tido boa adesão.

“Este é um conhecimento muito importante que pode salvar vidas. As pessoas sabem disso, principalmente mães com filhos pequenos, grávidas e equipes das unidades, por isso as palestras e demais atividades têm tido boa adesão. O intuito da campanha é disseminar esses conhecimentos para o maior número de pessoas, para que todos saibam o que fazer num momento de emergência”, apontou a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

Os casos de engasgo costumam ser corriqueiros e colocam a vida dos pequenos em risco, principalmente recém-nascidos. O conhecimento das manobras de socorro ajudam a desengasgar as crianças e a salvar vidas. Após a repercussão da primeira campanha, uma lei municipal de autoria da vereadora Ana Novais oficializou o mês de agosto para ações anuais de propagação das manobras, por meio da campanha “Não Passe Sufoco”.

Neste ano, o cronograma de ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com a enfermeira Michelle Siqueira Fazoli, coordenadora do Centro de Referência Materno e Infantil (CRMI) e do Programa Nascer em Umuarama, aberto no último dia 1º, seguirá com ações até o próximo dia 29. “Estamos com palestras e orientações em todas as UBS da cidade e também nos distritos de Lovat e Serra dos Dourados, em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Samu”, informou.

Nesta sexta-feira, a palestra foi realizada pelo Samu, na UBS do Conjunto Habitacional Sonho Meu. Na próxima segunda-feira, 12, será a vez da UBS Ouro Branco, às 13h30, e do posto de saúde do distrito de Serra dos Dourados, a partir das 14h. A campanha termina no Centro Cultural Vera Schubert, às 13h30 do dia 29, com orientações sobre técnicas de desengasgo com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) e apresentação de paródias sobre amamentação, preparadas pelas unidades de saúde.

As ações previstas incluem reuniões com grupos de gestantes, palestras sobre as manobras de socorro a crianças engasgadas, dias de puericultura e exibição de vídeos com instruções sobre a desobstrução de vias aéreas em sala de espera e consultas pré-natal, envolvendo equipes das unidades, do Samu e do Corpo de Bombeiros.

Importante saber

Em caso de engasgo e sufocamento, é importante manter a calma e seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Ligue ou peça para alguém ligar imediatamente para o Samu (o telefone é 192) e informe seu endereço – nome da rua, número da casa, nome do bairro e a cidade onde está. Não tente retirar o objeto da garganta do bebê, pois você poderá empurrá-lo ainda mais fundo, piorando a situação.

Passo 2 – Com os dedos indicador e médio segure a boca do bebê aberta. Coloque o bebê deitado de barriga para baixo, em cima do seu antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo. Apoie seu antebraço na sua coxa para ter mais firmeza.

Passo 3 – Dê cinco tapas com a base da mão entre os ombros, no meio das costas do bebê, com um pouco de força, mas sem machucá-lo.

Passo 4 – Coloque o bebê deitado de costas sobre o outro antebraço, apoiado sobre a coxa. Faça cinco compressões com dois dedos no meio do peito, entre os mamilos. Cada compressão deve ter quatro centímetros (2 a 3 dedos de profundidade).

Passo 5 – Olhe para o bebê:

- Se o bebê continuar engasgado, repita os passos 2, 3 e 4;

- Se ele chorar, vomitar ou tossir, é sinal que desengasgou e sua cor voltará ao normal;

- Em todo caso, aguarde a chegada do Samu.

Fonte:

Deixe seu comentário