Portal da Cidade Umuarama

Política

Inclusão de lactantes em grupo de vacinação contra covid é proposta em Umuarama

A justificativa é que estudos constatam que os anticorpos da mãe vacinada são transmitidos ao bebê por meio do leite materno

Publicado em 17/06/2021 às 04:31
Atualizado em

Quatro estados da federação anunciaram a inclusão das lactantes no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19 (Foto: Gilson Abreu/AEN)

O vereador Mateus Barreto (Podemos) propõe inclusão de lactantes no grupo prioritário da vacinação contra a covid-19. A justificativa é que estudos constatam que os anticorpos da mãe vacinada são transmitidos ao bebê por meio do leite materno.

Barreto assinou ofício e indicação à Secretaria Municipal de Saúde propondo a inclusão de lactantes no grupo prioritário da vacinação contra a covid-19 em Umuarama. De acordo com a proposta, estudos realizados nos Estados Unidos e em Israel comprovaram que o leite materno transmite os anticorpos da mãe vacinada à criança.

“De acordo com dados oficiais dos governos, o Brasil é um dos países com maior taxa de mortalidade de crianças menores de um ano por covid-19. E o uso de máscaras por crianças até dois anos não é recomendado. Incluir as lactantes no grupo prioritário de vacinação garante proteção à mãe e ao seu filho, diminuindo o índice de contaminação e de mortes de lactantes e de crianças”, argumenta o parlamentar.

Quatro estados da federação anunciaram a inclusão das lactantes no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19, sendo Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso os que já iniciaram a imunização, além de Minas Gerais, que aguarda a chegada de novos lotes das vacinas Pfizer e CoronaVac para que as mulheres que amamentam sejam vacinadas. Além disso, alguns municípios de outros estados incluíram as lactantes no grupo prioritário da vacinação contra a covid-19, como Salvador (BA) e Foz do Iguaçu (PR).

Fonte:

Deixe seu comentário