Portal da Cidade Umuarama

VACINAÇÃO

Imunização contra gripe já pode ser feita em Umuarama na Clínica da Unimed

Local tem atendimento especializado e atende não apenas beneficiários Unimed, como também a comunidade em geral

Publicado em 29/03/2021 às 04:00
Atualizado em

(Foto: Valmir Pessoa/Portal da Cidade Umuarama)

Em funcionamento desde 2019, a Clínica de Vacinas já está ofertando imunização contra a gripe H1N1. O local foi desenvolvido especialmente para a aplicação de vacinas e fica anexo ao ao Espaço Viver Bem da Unimed. Além de um modelo de atendimento especializado, a clínica visa agilizar e facilitar o acesso à vacinação em Umuarama, seguindo sempre os critérios de prevenção contra a covid-19.

O Diretor de Saúde da Unimed Noroeste, Doutor Ronaldo de Souza, reforça a importância da vacinação contra a gripe no momento crítico em que vivemos. "A vacina da gripe é parte integrante do calendário brasileiro porque minimiza a transmissão do Influenza, reduz o número de complicações como pneumonia grave e óbito, e, ao mesmo tempo, evita a superlotação dos hospitais. Apesar de não proteger contra a covid-19, a vacina é importante porque resguarda os mais vulneráveis contra os tipos de vírus da gripe – que podem prejudicar o sistema imunológico e favorecer o surgimento de outras infecções", salienta.

O imunizante contra a H1N1 ofertado pela Unimed se destaca por ser tetravalente, ou seja, possui proteção contra quatro diferentes cepas do vírus influenza: 2 cepas A (H1N1 e H3N2) e 2 linhagens B (Yamagata e Victoria), o que significa 1 linhagem B a mais que as vacinas trivalentes.

De acordo com o médico, a prevenção diminui o número de infectados pela Influenza, reduzindo a procura por pronto socorro e hospitais. Consequentemente, promove um diagnóstico mais preciso de coronavírus, tendo em vista que contam com sintomas parecidos.


Dose anual

Segundo a enfermeira da Unimed Noroeste, Daniela Godoi, a vacinação deve estar em dia e para se proteger contra a H1N1, uma nova dose deve ser ministrada todos os anos. "É importante que anualmente seja realizada a imunização contra a gripe, pois subtipos dos vírus da gripe incluídos no imunizante mudam. Isso porque os diferentes causadores da infecção circulam pelo mundo e sofrem mutações com frequência. Quem define a composição da vacina ano a ano é a própria Organização Mundial de Saúde - OMS, que reúne e analisa as informações enviadas por centros de vigilância de todos os países", explica.

Quem deve tomar

A imunização é indicada em crianças a partir de 6 meses de idade, adultos e idosos. Para as crianças acima dos seis meses, que nunca receberam a vacina, o esquema vacinal é diferente: incluindo duas doses, com um intervalo de 30 dias entre cada uma. Já as crianças que receberam a vacina em anos anteriores, a indicação é a aplicação de uma dose única. A vacina apenas não é recomendada em pessoas que já tenham apresentado reações alérgicas graves após a vacinação em anos anteriores.

Quem teve covid ou tomou vacina contra o coronavírus, pode tomar?

Aqueles que já receberam a primeira ou segunda dose do imunizante contra a covid-19, é indicado esperar no mínimo 15 dias entre as doses. Pacientes que contraíram a doença é recomendado que aguardem pelo menos quatro semanas para receberem a dose da vacina contra a influenza.


Clínica de Vacinas

Vale ressaltar a Clínica realiza atendimento em toda a população. Conveniados a Unimed podem adquirir as vacinas com valores diferenciados. 

Além de imunização contra a gripe, o local também conta com vacinas para as seguintes doenças:

- Hepatite A

- HPV Quadrivalente

- Meningocócica Conjugada ACWY

- Meningocócica B

- Pneumocócica conjugada 13 - Valente

- Pneumocócica 23

-Hexavalente

- Herpes zoster

Para pessoas em grupo de risco de contaminação do coronavírus, existe a opção de atendimento no próprio carro do paciente, ou em domicílio, no caso de pessoas que residem em Umuarama. 


Clínica de Vacinas - Unimed Noroeste
Avenida Brasil, 3792 - Umuarama
(44) 8804-7244 | (44) 3361-6370
Facebook | Instagram | WhatsApp


Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Fonte:

Deixe seu comentário