Portal da Cidade Umuarama

Hospital do Câncer recebe aparelho de radioterapia no próximo dia 10

Publicado em 24/02/2017 às 00:22

Umuarama – Se o cronograma de entrega for seguido à risca pela transportadora, no próximo dia 10 de março, sexta-feira, o acelerador linear adquirido pela Uopeccan deverá ser entregue no Hospital Regional e do Câncer de Umuarama. O aparelho gera uma forma de radiação, através de corrente elétrica, que destrói o tecido afetado pelo câncer de forma eficaz sem prejuízos aos órgãos saudáveis.

Vitória

A aquisição do equipamento é uma vitória sem precedentes para a história do tratamento do câncer na região Noroeste. Moradores de 80 municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul, onde vivem mais de 1 milhão de pessoas, poderão contar com o tratamento especial. Em torno de 221 umuaramenses realizam diariamente uma estafante viagem para serem atendidos em Cascavel.

“O paciente que necessita da radioterapia tem que fazê-la diariamente por 15 minutos, então muitos pacientes de Umuarama se deslocam todos os dias até Cascavel em uma viagem que dura ao todo 4 horas. Muito cansativo para uma pessoa debilitada”, disse a relações públicas do Hospital Regional e do Câncer de Umuarama, Neusa Barbado.

Autossuficiente

Com a instalação do acelerador linear, o Hospital Regional e do Câncer de Umuarama se torna autossuficiente no tratamento oncológico. Entre instalação e qualificação do quadro profissional que utilizará o equipamento que pesa 6 toneladas e custa aproximadamente R$ 4 milhões, o seu funcionamento está previsto para ocorrer dentro de três meses. 

O setor de radioterapia do Hospital Regional e do Câncer de Umuarama se somará aos seus 309 leitos, dos quais 20 de UTI, salas cirúrgicas e casa de apoio, oito alas de internação, ambulatório de quimioterapia, dois ambulatórios de consulta, um centro cirúrgico com nove salas, farmácia, serviço de nutrição, lavanderia, almoxarifado, refeitório e outras áreas administrativas.

Fonte:

Deixe seu comentário