Portal da Cidade Umuarama

Hospital do Câncer recebe aparelho de radioterapia nesta segunda

Publicado em 08/03/2017 às 23:25

Umuarama – Nesta quinta-feira (9), foi divulgada pela assessoria de comunicação do Hospital Regional e do Câncer de Umuarama, a Uopeccan, uma excelente notícia: o acelerador linear chegará ao hospital na próxima segunda-feira (13), às 8h. O aparelho gera uma forma de radiação, através de corrente elétrica, que destrói o tecido afetado pelo câncer de forma eficaz sem prejuízos aos órgãos saudáveis.

A gratidão pela chegada do aparelho é tão grande e importante que haverá uma carreata em comemoração, que terá início em frente ao hospital, e percorrerá a avenida Paraná até chegar à rodoviária. O horário previsto para a saída da carreata será às 8h. 

“Nós estamos comemorando a chegada deste aparelho, pois é um fato tão importante quanto a abertura do hospital”, comenta a relações públicas do Uopeccan, Neusa Barbado.

Vitória

A aquisição do equipamento é uma vitória sem precedentes para a história do tratamento do câncer na região Noroeste. Moradores de 80 municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul, onde vivem mais de 1 milhão de pessoas, poderão contar com o tratamento especial. Em torno de 221 umuaramenses realizam diariamente uma estafante viagem para serem atendidos em Cascavel.

“Para os pacientes vai haver uma grande diferença: diminuirá o desgaste da viagem diária até Cascavel. Outros pontos importantes são que as despesas dos pacientes irão diminuir, bem como os riscos advindos da estrada”, destaca Neusa Barbado.

Autossuficiente

Com a instalação do acelerador linear, o Hospital Regional e do Câncer de Umuarama se torna autossuficiente no tratamento oncológico. Entre instalação e qualificação do quadro profissional que utilizará o equipamento que pesa 6 toneladas e custa aproximadamente R$ 4 milhões, o seu funcionamento está previsto para ocorrer dentro de três meses. 

“Com o aparelho dobraremos o número de pacientes, bem como será necessário aumentar a quantidade de funcionários”, destaca a relações públicas.

O setor de radioterapia do Hospital Regional e do Câncer de Umuarama se somará aos seus 309 leitos, dos quais 20 de UTI, salas cirúrgicas e casa de apoio, oito alas de internação, ambulatório de quimioterapia, dois ambulatórios de consulta, um centro cirúrgico com nove salas, farmácia, serviço de nutrição, lavanderia, almoxarifado, refeitório e outras áreas administrativas.

Fonte:

Deixe seu comentário